
O dramaturgo e encenador André Murraças irá editar através dos Livrinhos de Teatro, dos Artistas Unidos, um volume com duas peças de teatro. A primeira é o texto do musical Cabaret Repórter X, que o lockdown encurtou as suas apresentações em 2021, e ainda uma peça de teatro inédita, A Última Noite em que Dançámos Juntos, que fala de como a comunidade LGBTI portuguesa lidou com o aparecimento da SIDA/VIH, nos anos 1980.
O livro será apresentado no próximo domingo, 29 de Maio, às 19h, no Teatro da Politécnica e para além de leituras das duas peças por artistas das peças, o livro será apresentado pelo actor José Raposo e a médica Maria José Campos.
Cabaret Repórter X foi estreado em janeiro de 2021 e infelizmente teve as suas récitas encurtadas devido ao lockdown imposto pela Covid19. A estreia foi no Teatro Municipal de São Luiz e é um texto sob forma de musical em volta da vida de Reinaldo Ferreira, também conhecido por Repórter X. Icónica figura dos anos 1920, Reinaldo era um multifacetado jornalista e mentiroso que inventava reportagens e entrevistas, misturava géneros e cuja atribulada vida só podia ser contada como café-concerto.
O segundo texto de André Murraças incluído neste volume chama-se A Última Noite em que Dançámos Juntos e dá-nos um grupo de amigos em Lisboa e como as suas vidas são transformadas pela presença de uma estranha doença. É uma peça que mostra uma história que ainda não foi contada: a história de como a comunidade LGBTI reagiu ao aparecimento do VIH nos anos 1980, de como isso transfigurou vidas e ajudou a construir identidades e grupos de intervenção. Um documento que exibe como uma geração se perdeu mas também como sobreviveu, o papel da medicina, da cidadania e da importância dos primeiros movimentos associativos. Seis pessoas amigas, de diferentes fundos sociais, vão ver as suas vidas alteradas quando uma a uma começam a sofrer as consequências daquela que foi considerada a doença do século anterior.

O livro será apresentado por José Raposo, reconhecido actor, e Maria José Campos, médica que acompanhou o percurso do VIH em Portugal desde os anos 1980. Serão lidos e cantados excertos das duas peças pelos actores e atrizes: Joana Manuel, Miguel Raposo, Mónica Garnel e James Uhart (Cabaret Repórter X), e Inês Rosado, João Gaspar, João Cachola, Miguel Ponte e Nuno Nolasco (A Última Noite em que Dançámos Juntos).
Lançamento do Livrinho de Teatro nº159 de André Murraças
29 de Maio às 19h00
Teatro da Politécnica – Artistas Unidos