Arraial Lisboa Pride traz Ágata como cabeça de cartaz às Festas de Lisboa

Arraial Lisboa Pride traz Ágata como cabeça de cartaz às Festas de Lisboa

O Arraial Lisboa Pride está de volta ao Terreiro do Paço! Depois de dois anos de cancelamentos devido à epidemia da Covid-19, a ILGA Portugal anunciou o regresso do Arraial Lisboa Pride em 2022. A 24.ª edição daquele que promete ser o maior evento comunitário LGBTI+ do país terá lugar no sábado, 25 de junho, no Terreiro do Paço, em Lisboa, das 16h00 às 02h00.

Serão dez horas do evento integrado nas Festas de Lisboa e realizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, a Junta de Freguesia da Misericórdia e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Nos palcos poderão ser vistas as atuações de Ágata, Herlander, M3dusa, Sonja, Pumpdabet (Didi, Nala, Soulflow, Huca) e Puta da Silva, com a presença de Lola Herself & JNOIR como hosts.

A programação foi pensada para trazer ao palco contextos de diversidade ainda constantemente invisibilizados e subvalorizados no panorama português. No recinto, o Arraial Lisboa Pride conta com a presença dos bares friendly mais emblemáticos, um Arraialito – para crianças e famílias – mostras associativas, artesanato e street food.

O Arraial Lisboa Pride acontece em 2022 graças a um “grande esforço associativo e comunitário”

“O Arraial Lisboa Pride 2022 acontece num cenário de grande esforço associativo e comunitário, depois de dois anos sem capacidade para movimentar os recursos financeiros e humanos para fazer acontecer um evento destas dimensões: a pandemia trouxe um aumento exponencial de pedidos de apoio e, acompanhando aquela que é desde sempre a missão da ILGA Portugal, foi para esses casos que foram e continuam a ser canalizados os recursos da associação” – Ana Aresta, presidente da Direção da ILGA Portugal.

Em maio a associação lançara um manifesto público no Dia (Inter)Nacional Contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia e Interfobia (IDAHOBIT) que apontava para as condições precárias associadas à realização deste evento desde 1997. Desde então foram várias as pessoas, instituições e empresas que se uniram para garantir esta edição do Arraial Lisboa Pride. Foram constituídos apoios, parcerias e patrocínios decisivos para assegurar não só o evento, como parte do trabalho da ILGA Portugal, nomeadamente de apoio social, comunitário e de empoderamento e visibilidade da população LGBTI+. Este financiamento, que persiste não sendo estrutural, depende, ainda, de mecanismos pontuais que não garantem por inteiro a sustentabilidade e sobrevivência da Associação.

A entrada é livre!

Cartaz do ARRAIAL LISBOA PRIDE 2022

Cartaz do Arraial Lisboa Pride 2022

Hosts: Lola Herself e JNOIR

16h00 – M3DUSA
19h00 – Herlander
20h00 – Puta da Silva
22h30 – Ágata
23h00 – Pumpdabeat (Di Cândido, Nala, Soulflow, Bruno Huca)
00h30 – Sonja

Mapa do Arraial Lisboa Pride 2022

Via Instagram.

Fotografias do Arraial Lisboa Pride 2022

Ficha técnica

Organização: ILGA Portugal, Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC
Patrocinado por: Idealista e Mastercard. 
Apoio: Junta de Freguesia da Misericórdia, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Fundação Vodafone, Marriott Lisbon e Fonte de Amores. 
Apoio Jurídico: PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, Sociedade de Advogados. 
Parceria de Mobilidade: Free Now
Imagem: Ködö / https://kodo.pt/