Lisboa vai receber o EuroPride 2025

Lisboa foi escolhida como a cidade anfitriã do EuroPride em 2025, anunciou a organização do evento, a EPOA.

A proposta para receber o maior evento LGBTI+ do continente europeu foi apresentada pela ILGA Portugal, Variações, rede ex aequo e Amplos na assembleia geral anual da EPOA em Turim, na Itália. Lisboa estava a competir contra Magdeburgo (Alemanha) e venceu com 79% dos votos.

Entre os dias 14 e 22 de junho de 2025, Lisboa acolherá o maior evento do Orgulho LGBTI+ na Europa.

Responsável da candidatura lisboeta comentou:

Este é um momento histórico para nós e para o EuroPride. 2025 marca a primeira vez que Portugal recebe um evento LGBTI+ de grande escala e as nossas organizações estão extremamente orgulhosas de terem sido encarregadas com este desafio. Propusemos uma mudança de paradigma para o EuroPride, onde pontes com parceiros locais estão desde o início ativamente envolvidas no processo de licitação e compartilham uma visão comum da necessidade de passar de experiências abstratas, embora diversas, para uma celebração das nossas características únicas e individuais. Depois do EuroPride deste ano na Sérvia, não pode haver dúvidas sobre a importância do EuroPride como veículo de mudança e progresso em toda a Europa.

Num crescente ambiente de hostilidade contra as pessoas LGBTI+ e os Direitos Humanos no geral, decidimos reforçar a necessidade de ocupar o espaço público e de quebrar o silêncio a que tentam forçar as nossas identidades, os nossos corpos, as nossas famílias, os nossos direitos“, anunciou a ILGA Portugal.

É com todo o Orgulho que nos começamos já a preparar para receber o Europride em Lisboa em 2025!

Deixa uma resposta