SAMOTRACIAS, de Carolina Santos, traz a palco testemunhos de mulheres migrantes no Algarve

SAMOTRACIAS, de Carolina Santos, traz a palco testemunhos de mulheres migrantes no Algarve

Samotracias“, com direcção artística de Carolina Santos (Mákina de Cena), em co-criação com Letícia Blanc e Ulima Ortiz é uma nova peça de teatro que traz a palco testemunhos de mulheres migrantes residentes na região algarvia. A peça tem estreia precisamente no Algarve em outubro, com apresentações nos dias 21 (Cineteatro Louletano, Loulé), 23 (Auditório Carlos do Carmo, Lagoa) e 28 e 29 (IPDJ, Faro).

Inspirada pela obra “Les Samothraces”, de Nicole Caligaris, a peça parte da figura da estátua sem rosto e fragmentada da deusa grega da Vitória (Nice de Samotrácia), exposta no Museu do Louvre, para pensar as relações complexas entre desigualdade de género e migração, numa realidade tão mediática, mas tão pouco conhecida. “Samotracias” compõe assim um mosaico íntimo dos sonhos partidos entre fronteiras.

Em formato trilingue (português, francês e espanhol) e fruto de um processo criativo colectivo e horizontal, o espetáculo apresenta os sonhos e as dores de uma jovem, uma mãe e uma senhora, encarnadas nas personagens de Pepita, Sandra e Sissi. Estas mulheres refletem não apenas as experiências das próprias atrizes como, ainda, as de migrantes residentes na região algarvia, cujas memórias e testemunhos ganham, aqui, voz e ouvidos.

Pela ambição ou pela urgência da fuga, cruzam-se os destinos de uma jovem que procura a fama no estrangeiro, uma mãe viúva que se recusa a um casamento forçado e uma senhora que, passadas décadas de servidão, procura um fim diferente para a sua vida. Esmagadas pela esperança de um outro futuro, assistem, porém, ao desvanecimento dos seus sonhos numa viagem cruel.

Será que têm mesmo o direito de partir?“, é-nos questionado.

“Samotracias” em digressão pelo Algarve e Lisboa

Atenta às desigualdades e às violências de género que nunca deixam de acompanhar as experiências das mulheres migrantes — muitas vezes, até, de forma ampliada —, “Samotracias” propõe um compromisso com estas reflexões tanto em cena como nos seus processos de criação artística. Fiel à lógica feminina de horizontalidade das decisões, privilegiando um modelo de trabalho colectivo e implicado socialmente, a peça incorpora a escuta e a partilha de histórias de mulheres migrantes residentes em vários concelhos do Algarve.

A aproximação e o engajamento com a comunidade manifestam-se, ainda, no âmbito pedagógico, com apresentações para escolas nas cidades de Loulé, Lagoa e Faro.

A 21 de outubro, o espectáculo “Samotracias” estreia-se no palco do Cineteatro Louletano (Loulé), às 21h00. A peça de teatro parte depois em digressão pelo Algarve com apresentações a 23 de outubro, pelas 17h00, no Auditório Carlos do Carmo (Lagoa), e nos dias 28 e 29 de outubro, às 21h00, no IPDJ (Faro).

A peça de teatro passará igualmente por Lisboa nos dias 12 (21h) e 13 (17h) de Novembro no Teatro Ibérico.

Sessões

21 de outubro
Cineteatro Louletano, Loulé

23 de outubro
Auditório Carlos do Carmo, Lagoa

28 e 29 de outubro
IPDJ, Faro

12 e 13 novembro
Lisboa, Teatro Ibérico

Bilhetes à venda!