Tem crianças sob a sua responsabilidade? Vamos falar acerca de violência sexual contra crianças

Livro "De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças", da autoria de Ângelo Fernandes.

O livro “De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças“, da autoria de Ângelo Fernandes, pretende ser um recurso para alertar as mães, pais e pessoas cuidadoras de crianças e jovens, dando-lhe as ferramentas necessárias para a prevenção destas situações.

O abuso sexual de crianças não é um assunto fácil nem leve para se abordar em conversa com pessoas amigas ou familiares. O tema pode gerar mal-estar e desconforto, mas evitá-lo ou ignorá-lo pode ter consequências mais graves. Um dos passos fundamentais nesta aprendizagem é deixar de ver o tema como tabu e como «algo que só acontece aos outros», empoderando as crianças desde cedo para o conhecimento do seu corpo e do respeito que o mesmo merece, criando um ambiente familiar aberto e participativo, onde há espaço para discutir todos os assuntos, até os mais desagradáveis.

Cabe‐nos a nós, aos adultos, proteger as crianças, garantir-lhes um desenvolvimento harmonioso e a sua segurança“, disse Ângelo Fernandes, fundador da Associação Quebrar o Silêncio, a primeira organização de apoio para homens e rapazes vítimas de violência sexual em Portugal.

Com este livro, Ângelo Fernandes pretende informar e convidar à reflexão numa ótica que promova a prevenção do abuso sexual contra menores, dado que a desinformação sobre este tipo de crime dificulta a tarefa de saber como agir e dá espaço a quem abusa para continuarem os abusos.

O autor do livro refere que “apesar de ser uma preocupação de muitos pais e mães, a verdade é que não se sentem preparados para trabalhar matérias tão sensíveis e complexas como a prevenção do abuso sexual de crianças. O meu objetivo, com este livro, é capacitar os cuidadores com diferentes estratégias para a prevenção de abusos sexuais, apresentando um conjunto de orientações para que cada família adapte à sua realidade e quotidiano.”

Apesar de o crime sexual de menores ser bastante noticiado na comunicação social, “a desinformação sobre violência sexual contra crianças é abissal, o que promove uma falsa sensação de segurança nos pais e mães“. Não conhecem a dimensão deste problema: na Europa, uma em cada cinco crianças é vítima de abuso sexual. “Ou seja“, continua, “estamos a falar de uma média de 5 crianças por turma. No entanto, há falta de recursos que ajudem os pais e mães na prevenção deste tipo de crime”.

O livro que faltava para famílias e profissionais, resultado de um trabalho, único, na prevenção da violência e abuso sexual contra crianças“, considerou Vânia Beliz (Autora, Psicóloga, Sexóloga e Investigadora em Saúde Infantil)

Publicado pela Pergaminho, o livro chega às livrarias no dia 13 de outubro e contará com apresentações na Fnac Chiado, em Lisboa, pelas 19h do dia 13 de outubro; e pelas 16h do dia 15 de outubro na Casa da Baía em Setúbal.

Deixa uma resposta Cancel reply

Exit mobile version
%%footer%%