
O projeto independente as7bonecas lança, no próximo dia 21 de dezembro, uma convocatória subordinada ao tema “o desejo queer entre mulheres” na literatura.
Na sua primeira edição, este projeto conceptualizado e coordenado por Joana Rosa e Stella Faustino, propõe-se a encorajar a criação literária queer em Portugal e a autoria de mulheres. Este conta com ilustrações de Tamara Alves e com um grupo de juradas composto por Amanda Ribeiro, jornalista e editora do P3, Ana Bessa Carvalho, investigadora e professora na Universidade do Minho, Luísa Semedo, professora, ativista e autora e Helena Ales Pereira, jornalista e editora.
Num mundo desapiedado as estórias estimulam a empatia. Se nos contam uma estória aprendemos mais depressa um conceito ou uma ideia, as estórias criam comunidade, ajudam a refletir e a transformar a cultura e devolvem à imaginação as infinitas possibilidades que são o seu alimento. As estórias impelem à ação e dão, a quem ouve ou lê, um conjunto de possibilidades que lhes permite aceitar-se e criar-se a si mesmxs. Através de estórias aprendemos sobre nós próprios e sobre os outros, estimulamos a nossa cognição e, não raras vezes, salvamos a nossa vida.
A Literatura Queer tem assim um importante papel a desempenhar no que diz respeito à visibilidade, à aceitação e ao reconhecimento da complexidade acrescida que é ser-se uma pessoa queer a relacionar-se numa sociedade que assenta em valores, afetos e pensamento heteronormativos.

Se estórias que explorem o desejo feminino, escritas a partir do ponto de vista de uma mulher, são raras na nossa cultura; estórias à volta do desejo entre mulheres, escritas a partir do olhar feminino, são imperceptíveis em Portugal.
Dos textos enviados o coletivo destacará dois, com recompensas que podem ser consultadas no site. Os restantes textos serão passíveis de ser integrados num e-book futuro e num arquivo online, de acesso livre e em português. Será este o ponto de partida para colocar ao centro estas estórias deixadas historicamente à parte.
One comment