Definições do Cambridge Dictionary para homem e mulher incluem agora pessoas trans

Definições do Cambridge Dictionary para homem e mulher incluem agora pessoas trans

O influente Cambridge Dictionary atualizou as definições para ‘homem’ e ‘mulher’, sendo que agora incluem pessoas trans. Este tem sido um movimento seguido por dicionários em todo o mundo, onde começam a incluir as identidades trans no que toca às definições de género.

Pode agora ler-se que um homem é “um adulto que vive e se identifica como homem, embora possa ter-lhe sido designado um género diferente ao nascer“.

De igual forma, mulher é designada como uma pessoa “adulta que vive e se identifica como mulher, embora possa ter-lhe sido designado um género diferente ao nascer“.

Como frases de exemplo o dicionário inclui: “Mary é uma mulher que foi designada como homem ao nascer” ou “Mark é um homem trans (= um homem designado como mulher à nascença)“.

A equipa de edição do dicionário estudou cuidadosamente os padrões de uso da palavra ‘mulher’ e concluiu que “a definição agora apresentada é algo que estudantes de Inglês devem conhecer para apoiar a sua compreensão em como o idioma é usado”, disse um porta-voz do dicionário.

Apesar das críticas que apontam estas atualizações como uma declarações política, o porta-voz do Cambridge Dictionary respondeu que tais mudanças visam fornecer uma descrição precisa de como certas palavras são usadas na sociedade.

No início desta semana, também o Dictionary.com anunciou “mulher” como a palavra do ano de 2022 , citando como “a própria questão da definição da palavra ‘mulher’ estava no centro de tantos momentos, discussões e decisões consequentes na nossa sociedade.”

Em Portugal, o dicionário da Porto Editora define ‘género’ como “categoria resultante da diferenciação sociocultural (e não exclusivamente biológica) entre homens e mulheres, que varia consoante a cultura e que influencia o estatuto, o papel social e a identidade sexual de cada indivíduo no seio da comunidade em que se insere“.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com