
O filme de terror M3GAN está a fazer furor tanto no grande ecrã como com fãs da boneca inteligente. Vista como uma das primeiras grandes surpresas do ano, o filme com guião por Akela Cooper é um tremendo sucesso.
M3GAN é uma boneca maravilha da inteligência artificial, realista e programada para ser a melhor amiga da jovem Cady (Violet McGraw). Gemma (Allison Williams), uma engenheira brilhante oferece à sua sobrinha um protótipo de M3GAN após a morte do seu pai e mãe. Mas a boneca rapidamente torna-se ultraprotetora e violenta.
Muitas pessoas LGBTQ têm abraçado o filme e, de acordo Akela Cooper, a comunidade queer está a reunir-se para ver o filme devido aos temas retratados. “Perguntei a um dos meus amigos que é um homem gay e ele acha que aquela nova família é realmente uma família escolhida, onde uma menina perdeu a sua família e tem de ir morar com a tia”, disse. “Então esta boneca é trazida para a família. Isso ressoa para muitas pessoas na comunidade, a ideia de família escolhida.”
O conceito de família pode, felizmente, ser alargado. Este tem um tremendo reflexo nas vidas das pessoas queer que tendem a ser historicamente rejeitadas e violentadas pela sua família biológica. É aí que surge a família escolhida, aquele grupo de pessoas que as acolhe e ama incondicionalmente.
A dança de M3GAN já se tornou icónica
Num mundo de danças e vídeos tiktokeanos virais, a dança de M3GAN tornou-se um fenómeno mundial e tem sido replicado milhares de vezes por fãs da boneca.
A inescapável dança teve para não ser incluída na versão final do filme e nem surge no primeiro trailer do mesmo. Mas rapidamente se percebeu o seu impacto quando a mesma começou a ser replicada por fãs. Esse efeito terá ajudado o filme a atingir o estatuto de ícone queer. Afinal de contas, quem não gosta de ver uma boneca imaculadamente vestida e a dançar antes de perseguir uma vítima?
M3GAN estreia nos cinemas a 12 de janeiro em Portugal e a 19 de janeiro no Brasil.