Novo estudo mostra como cuidados de afirmação de género são benéficos para a saúde mental de adolescentes trans

Novo estudo mostra como cuidados de afirmação de género são benéficos para a saúde mental de adolescentes trans
Fotografia por Aiden Craver

Novo estudo veio reforçar a ideia da importância dos cuidados hormonais para a saúde mental de jovens e adolescentes trans.

Um novo estudo publicado pela New England Journal of Medicine avaliou 315 jovens trans entre os 12 e os 20 anos, com uma média de idades de 16 anos. O estudo seguiu jovens trans por dois anos enquanto recebiam cuidados de terapia hormonal.

A terapia hormonal é o processo clínico dado a pessoas que sentem disforia de género, como estrogénio e testosterona.

O estudo encontrou que as pessoas trans participantes relataram uma melhoria da sua saúde mental. Verificou-se assim um aumento de emoções positivas, satisfação com a vida e a melhoria da sua autoconfiança. Encontrou igualmente como participantes relataram menos ansiedade e uma diminuição na depressão sentida.

Os novos dados mostram como pessoas trans e não-binárias experimentam altas taxas de idealização suicida. A necessidade de acesso a cuidados que afirmação de género é visto como um dos caminhos para minorar essas taxas.

Estas descobertas reiteram o que tem sido encontrado nas últimas décadas sobre a saúde das pessoas trans e não-binárias: o uso da terapia hormonal é um tratamento eficaz para pessoas jovens trans e não-binárias.

Segundo um outro estudo, pessoas trans que receberam bloqueadores da puberdade durante a sua adolescência têm um risco menor de pensamentos suicidas quando adultas.

Outro estudo descobriu que a esmagadora maioria de adolescentes trans que recebeu tratamento de bloqueadores da puberdade continuou o tratamento de afirmação de género,

Os dados recolhidos nas últimas décadas são amplamente conhecidos e reconhecidos pelas principais organizações mundiais de saúde.