
A Doritos lança um anúncio onde surge uma bela representação de amor entre duas mulheres. O anúncio, intitulado ‘Bold Love’ (‘Amor Ousado’), mostra também algumas estatísticas preocupantes sobre ser-se LGBTI+ numa sociedade onde ainda impera o preconceito e a discriminação.
O anúncio, que pertence à série “Orgulho Todo O Ano”, apresenta um casal lésbico numa viagem noturna de carro sob uma lua cheia. Em vésperas do Dia de São Valentim, estas duas namoradas tomam uma conversa sobre o amor e aquilo que as une.
“Eu amo-te tanto”, diz a passageira enquanto observa a namorada que conduz. Esta desafia-a numa brincadeira: “quanto?” E responde-lhe que a ama tanto que lhe traria a lua e as estrelas do céu.
Enquanto continua a dirigir, ela a leva a conversa mais longe: “Não, de verdade, o que farias por mim?”
A partir daí, ela responde com uma série de maneiras para demonstrar o seu amor. “Apresentar-te-ia como a minha namorada a toda a minha família, mesmo que a minha avó e o meu pai parassem de falar comigo”. Mais, “pediria que fosses trabalhar comigo todos os dias, com um bouquet de flores, mesmo que isso significasse que fosse despedida”.
A namorada que conduz emociona-se ao ouvir a declaração de amor e em especial quando ouve que a namorada se casaria com ela, mesmo que apenas estivessem presentes metade das pessoas convidadas.
De seguida, o anúncio divulga algumas estatísticas sobre a vida das pessoas LGBTI+ no México, de onde é originário.
Anúncio Doritos mostra dados da discriminação
- 33% da comunidade LGBTQ+ sofreu discriminação no trabalho
- Há juízes que se recusam a casar pessoas da comunidade queer;
- 3 em cada 10 pessoas foram despejadas das suas casas;
- 76% da comunidade evita mostrar afeto em público.
O anúncio termina com o casal de mãos dadas e a legenda “Bold Love”. Bold Love’ faz parte da campanha Doritos Pride All Year, que visa celebrar casais LGBTQ+ através de uma série de anúncios de longa duração.
Esta é a quinta parte da campanha inclusiva que começou em dezembro com The Best Gift, enquanto o Dia dos Mortos e o Dia dos Pais foram celebrados com mais visibilidade queer.
Tal como a Doritos, também no época festiva passada, a J&B Espanha lançou um aclamado anúncio de celebração das identidades trans.
México tem vindo a ter fortes progressos legislativos nos últimos anos
Em outubro passado, o casamento entre pessoas do mesmo género foi legalizado no México, após a votação para proibir as práticas de conversão. Também no ano passado foi reconhecida legalmente a primeira pessoa não-binária do país.
Mais da metade dos 32 estados do México aprovaram legislação para permitir que pessoas trans mudem o género nos seus documentos oficiais.
Apesar do progresso, o México ainda sofre de violência extrema contra pessoas trans e foi classificado o segundo país mais mortal do mundo para pessoas trans em 2019.