
Grimes criticou os Grammys por ter sido impedida de votar na pioneira artista trans SOPHIE. Grimes fazia então parte do conselho para melhor produção.
A artista respondeu a uma publicação sarcástica da sua colega e amiga Charli XCX, cujo álbum Crash não recebeu nomeação de melhor álbum. “Não ser nomeada para um Grammy com Crash é como Mia Goth não ser nomeada para um Oscar por Pearl e só prova ainda mais que as pessoas não querem ver raparigas malvadas e atraentes prosperarem”, disse Charli.
Enquanto fãs compartilhavam a sua empatia com a Charli, Grimes respondeu-lhe que “os Grammys são tão irrelevantes” que nem se importaria não ser nomeada. A artista explicou então que, quando estava no conselho da categoria de produção do ano, ela foi impedida de nomear a sua própria escolha. “Não me permitiram nomear ninguém que não estivesse numa lista pré-fabricada que era excepcionalmente chata”, revelou. Um dos nomes que Grimes pretendia nomear era precisamente Sophie. “Eu era uma das únicas três mulheres e a única pessoa com menos de 40 anos”, continuou. Os Grammys são “irrelevantes“.
SOPHIE, que faleceu num acidente em 2021, foi uma inovadora artista e produtora trans que marcou o mundo da pop eletrónica. Embora não tenha recebido uma indicação ao Grammy para produtora, recebeu uma em 2019 para a categoria de melhor álbum de dança/eletrónico.
Durante a cerimónia de 2023, Sophie foi relembrada por Kim Petras no seu discurso de agradecimento ao vencer com Sam Smith o Grammy de melhor duo pop com Unholy.