Futebol: Jakub Jankto assume homossexualidade

Futebol: Jakub Jankto assume homossexualidade

O futebolista profissional checo Jakub Jankto, a jogar presentemente no Sparta de Praga, assumiu a sua homossexualidade. O jogador de 27 anos diz pretender viver a vida “sem medos, preconceito e violência, mas com amor” e torna-se assim num dos mais reputados futebolistas a sair do armário.

O jogador junta-se a nomes como o do australiano Joshua Cavalo ou o inglês Jake Daniels que orgulhosamente assumiram a sua homossexualidade enquanto jogadores profissionais.

Não quero esconder-me mais”, disse e reforçando que pretende viver a sua vida com “liberdade” e sem medos.

Tanto o Sparta de Praga, que atualmente representa, como o clube que o emprestou, o Getafe, publicaram manifestações de apoio ao médio. Também a Liga Inglesa respondeu ao anúncio do médio com uma declaração de que “o futebol é para todas as pessoas”.

De Getafe dos adeptos ‘azulones’, sentimo-nos muito orgulhosos deste passo importante na tua vida. Sem dúvida que serás um exemplo para muitos meninos e meninas, que amam a modalidade e agora, graças a ti, também não terão de esconder-se”, declarou a autarca de Getafe, Sara Hernández.

Aos 27 anos, a carreira de Jankto já passou por 45 internacionalizações pela República Checa, tendo participado no Euro2020 e por clubes em Itália. Esta época soma 10 encontros pela formação da capital.

O coming out de Jakub Jankto foi feito num vídeo partilhado nas suas redes sociais:

Twitter


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Futebol: Jakub Jankto assume homossexualidade”

  1. […] mundo do futebol, e em especial do masculino, ainda é poucas vezes palco de Orgulho. Contam-se pelos dedos de uma mão o número de futebolistas de topo que se assumiram ao longo das […]

    Gostar

  2. […] com as crenças individuais. Para o Manchester United, a situação é um lembrete do papel que os clubes desempenham enquanto plataformas de diálogo social. A questão que permanece é: como conciliar solidariedade com diversidade sem comprometer os […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com