
Daniela Vega, a icónica atriz trans chilena, está de regresso aos ecrãs na série de ficção científica ‘O Poder’. A atriz foi reconhecida mundialmente pelo seu papel no premiado filme Una mujer fantástica (2017).
Desta vez, Daniela Vega surge ao lado de nomes como Toni Collette, Toheeb Jimoh ou John Leguizamo. “O Poder” abraça uma premissa metafórica: raparigas desenvolveram a capacidade de irradiar eletricidade como um meio de autopreservação. A ação ocorre num futuro próximo, num mundo atormentado por questões que nos são hoje já familiares. Temas como a autonomia do corpo, até a ascensão de personalidades da extrema-direita, bem como a de regimes autoritários opressivos. Através de cinco histórias distintas, ‘O Poder’ conta-nos como esse mundo entraria em erupção se as mulheres, de repente, assegurassem todo o poder.
“É como uma bomba a explodir“, disse Daniela Vega sobre a força da série, que ela descreveu como ficção científica de reinvindicação e não de vingança.
Daniela Vega foi a estrela do filme Una mujer fantástica que ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro
Vega desempenha a Irmã Maria Ignacia, cujo destino está entrelaçado com o de Allie (Halle Bush), a personagem central num enredo centrado na religião no sul rural da América. Juntamente com outros membros de uma seita rebelde de freiras, a Irmã Maria administra um convento independente da Igreja Católica que recebe raparigas fugidias que possuem “o poder”. Quando Allie, que está em fuga depois de lutar contra a sua família adotiva abusiva, aparece no convento, a vida das duas mulheres muda para sempre.
Allie começa a ganhar seguidoras entre as raparigas do convento ao usar o seu poder de maneiras milagrosas — incluindo o mais bíblico dos atos, curar doentes.
Para a Irmã Maria, disse Vega, Allie é “uma bênção”.
“Ela acredita nela e pode ver o que ninguém pode ver,” disse. “Não é uma crise de fé; é mais que isso. É um ato de fé — fé como esperança, talvez.”
A Irmã Maria nunca perde a fé na jovem profeta e tem esperança de que um mundo melhor possa nascer do seu poder. “Neste mundo feminino, a fé como esperança, acho, é uma bela mensagem.”
“O Poder” é uma adaptação do best-seller de 2016 de Naomi Alderman e estreou na Amazon Prime Video.