Liv Hewson, estrela não-binária de Yellowjackets, opta por não participar nas nomeações aos Emmys devido a categorias de género

Liv Hewson, estrela não-binária de Yellowjackets, opta por não participar nas nomeações aos Emmys devido a categorias de género
Liv Hewson para a Variety

Liv Hewson, pessoa não binária que interpreta Van Palmer em Yellowjackets, não se inscreverá nos Emmys este ano. Apesar de ser elegível nas principais categorias de atuação. Hewson, disse ter tomado a decisão devido à separação das categorias em homens e mulheres.

Não há um lugar para mim nas categorias de atuação“, disse Hewson. “Seria impreciso para mim submeter-me como atriz. Também não faz sentido para mim estar entre os rapazes. É bastante simples e não tão pesado. Não me posso submeter, porque não há espaço para mim.”

A Showtime pretendia submeter Liv Hewson à categoria de atriz secundária em série dramática. No entanto, após reunião com a equipa de produção, Hewson decidiu não se submeter às nomeações.

Ativistas têm vindo a defender categorias neutras em termos de género em grandes cerimónias de prémios, como os Óscares ou os Globos de Ouro. Em 2017, a estrela de “Billions”, Asia Kate Dillon, a primeira pessoa não binária a interpretar personagem não binário numa série de televisão mainstream, pediu à TV Academy para esclarecer quanto às suas classificações de género. Também Emma D’Arcy acabou por ceder às categorias e inscreveu-se para atriz principal numa série dramática para “House of the Dragon”.

Mas o assunto não é consensual. Há quem tema que, se as categorias se tornarem neutras, os homens brancos cisgéneros serão os maiores beneficiários como o têm sido historicamente. Mas Liv Hewson não cede a essas preocupações: “Há um fatalismo implícito que sugere que concordamos que a igualdade é impossível. E isso é triste.”

Liv Hewson apenas pretende que haja uma discussão sobre a complexidade das questões de género

O dilema obriga pessoas não binárias a fazer uma escolha desconfortável. “Não vamos começar a premiar a melhor diretora feminina e melhor diretor masculino”, continua. “Porque entendemos que implicitamente seria um insulto. Podem manter as coisas como estão agora — eu simplesmente não vou participar.

A equipa de produção e colegas de elenco de Yellowjackets têm mostrado “incrível solidariedade” com a decisão de Hewson. E têm-no mostrado especialmente depois de ter feito uma cirurgia antes de filmar a segunda temporada. Hewson quer que a sua decisão seja significativa e que Hollywood continue a discutir as complexidades dessas questões.

Vale a pena falar sobre isto“, disse. “E eu peço muito gentil e respeitosamente que as pessoas façam as suas engrenagens girarem um pouco.”

Deixa uma resposta