
“Estivemos em silêncio sobre isto demasiado tempo.” É este o mote do documentário Every Body que aborda as vivências de pessoas intersexo pela premiada cineasta Julie Cohen. O documentário tem estreia marcada para o Festival de Cinema de Tribeca de 2023.
Três pessoas intersexo desafiam um sistema heteronormativo de sigilo e cirurgia não consensual. Every Body é o apaixonado grito de batalha da documentarista indicada para o Oscar Julie Cohen pelos direitos e dignidade de crianças e pessoas adultas intersexo nos Estados Unidos da América. Alicia, River e Saifa superaram a vergonha, o sigilo e a cirurgia não autorizada nas suas infâncias para desfrutar de uma vida adulta bem-sucedida. Optaram por ignorar os conselhos médicos para esconder os seus corpos e afirmaram-se como realmente são.
O filme centra-se no trauma da cirurgia não consensual. Durante décadas, crianças foram submetidas à mutilação. Equipas médicas e famílias escolheram o sexo de bebé nestas circunstâncias, e essas decisões permaneceram envoltas em sigilo. Bebés tornam-se em crianças cujos corpos poderão viver uma identidade, enquanto a comunidade médica lhes impôs outra. Quando atingem a idade adulta, Alicia, River e Saifa descobrem mais sobre quem são e de onde vêm, e percebem que não havia nada de errado com os seus corpos e que foram tomadas decisões sobre os mesmos sem o seu consentimento.
Há mais pessoas intersexo do que imaginamos
Ser-se intersexo refere-se a pessoas que têm uma ou mais variações nas suas características sexuais que não encaixam nas conceções binárias daquilo que são corpos masculinos ou femininos. As pessoas intersexo não se definem apenas pela sua genitália. As características intersexuais podem envolver órgãos genitais, cromossomas, hormonas ou outras características sexuais secundárias. Existem mais de 35 variações intersexo, o que significa que não existe uma identidade monolítica intersexo.
Quando é abordada a comunidade LGBTQIA, a verdade é que o “I” ainda é muitas vezes deixado de fora da conversa. Indivíduos intersexo e as suas histórias não são relatados tanto quanto outros. No entanto, estima-se que 1,7% da população tenha alguns traços intersexo. Ou seja, são tão comuns quanto as ruivas naturais do mundo.
O trailer do documentário Every Body, uma ode às pessoas intersexo, pode ser visto de seguida: