Filipe Sambado Lança “Talha Dourada”, sobre libertação e a luta contra as “cordas no pescoço”

Filipe Sambado Lança "Talha Dourada", sobre libertação e a luta contra as “cordas no pescoço”
ⓒ Rita Chantre

Filipe Sambado lança “Talha Dourada”, o primeiro single do próximo disco “Três Anos de Escorpião em Touro”, a ser lançado a 29 de setembro de 2023.

Talha Dourada” é uma canção sobre libertação, a luta contra as “cordas no pescoço”. A sonoridade convida ao movimento leve, despreocupado e à dança numa canção de uma euforia de quem se torna mais si mesma. Não é por acaso que Sambado, artista não binária, canta “sou mais eu quando não tenho medo de ser”.

Conta Sambado:

“Os primeiros versos foram escritos num flex de heroísmo confrontacional, virado para um tu coletivo e abstrato, que são: os quadrilheiros; a fina talha dourada, a areia que feria a pele num dia de vento na Praia do Porto de Mós em Lagos. Nunca há vento no lado direito das rochas, mas nesse dia havia e agitava a capa, dum intrépido herói. O meu sobrinho Duarte lutava contra a toalha, que se atiçava contra a sua cara. Acho que na infância toda a heroicidade se imagina mais imperturbável, invencível, musculada e perfeita. O esvoaçar da capa devia ser sempre ordenado e ondulante, para um dos lados e nunca a tapar a vista.

Ao longo dos três anos de criação deste disco permiti-me ir a um número infindável de soluções, que podem ir duma simplicidade sintética ao Rococó e dar às canções a vida própria que elas merecem. Quis ser sempre extra e assumir os significados, ilustrar as imagens, impor o risco de sobrecarregar e entulhar, criando e reconstruindo. Os aspectos sónicos e sonoplásticos acompanham a composição e a interpretação, na procura pela intensificação sensorial do texto cantado e do texto musical.

O vídeo procura na mesma linha, pela transdisciplinariedade da comunicação, ampliar os códigos e a memória das imagens.” 


Em conjunto com o vislumbre da “Mau Olhado”, estas duas canções servem de introdução àquele que será o disco mais íntimo de Filipe Sambado até à data e que reflete as muitas mudanças que aconteceram durante os últimos “Três Anos de Escorpião em Touro” na vida pessoal e profissional da artista.

As muitas canções que compõem o resto do disco serão conhecidas a partir de setembro, por agora vamos dançando, contemplando e chorando com a “Mau Olhado” e esta mais recente “Talha Dourada”.

Talha Dourada” já está disponível em todas as plataformas de streaming.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Filipe Sambado Lança “Talha Dourada”, sobre libertação e a luta contra as “cordas no pescoço””

  1. […] a orientação de pessoas já consagradas no panorama artístico nacional, como Filipe Sambado, Marco da Silva Ferreira, ROD, Tamara Alves e Tiago Leão, foi proporcionada uma experiência […]

    Gostar

  2. […] primeira vez em concerto o seu mais recente disco “Três Anos de Escorpião em Touro“. Depois do lançamento de um primeiro single, Talha Dourada, e posterior álbum, a artista prepara-se agora para levar o seu mais recente […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com