Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto fez frente à tentativa de silenciamento de Rui Moreira e encheu as ruas até ao Largo Amor de Perdição

Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto fez frente à tentativa de silenciamento de Rui Moreira e encheu as ruas até ao Largo Amor de Perdição

Depois da tentativa de afastar a Marcha do Orgulho LGBTI+ para fora do centro do Porto por parte de Rui Moreira, as ruas encheram-se até ao Largo Amor de Perdição.

O presidente da Câmara do Porto não autorizou o arraial após a marcha no centro da cidade, mas a organização partiu pelas 15h da Praça da República em direção ao Largo Amor de Perdição, recusando-se a cumprir o que propôs Rui Moreira: o Parque do Covelo.

Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda e que se afirmou orgulhosamente lésbica, juntou-se à Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto e acusou o Moreira de querer esconder a manifestação.

“Rui Moreira não deu sinais, em momento nenhum, de estar preocupado com a mobilidade das pessoas. Há vários outros eventos no Porto que colocam em causa a mobilidade e nem por isso foram boicotados. O que o presidente da Câmara não quer é a celebração da marcha LGBTI+ no centro da cidade para toda a gente ver”, referiu.

A Marcha percorreu as ruas do centro da cidade. Vídeo por Joana Espírito Santo.

Cláudio Santos, membro da organização da marcha, estimava entre dez a 15 mil participantes no início da mesma. “É a 18ª marcha de orgulho do Porto, é uma marcha que é política e que também se realiza na cidade por coletivos e associações, é parte da luta coletiva. Acabamos por sentir um pouco que a Câmara não está a ouvir os coletivos e as pessoas da cidade, vai além de um apoio financeiro e de um apoio logístico”, disse ao Expresso.

Entre as reivindicações da marcha, incluem-se o aumento da capacidade do SNS para ter cuidados trans específicos, atender a pessoas intersexo e uma maior auscultação da população LGBTQIA+. “Há um único abrigo de emergência para pessoas LGBTQIA+ no norte do país. Isto é uma situação que não pode acontecer”, acrescentou o ativista.