
Tal como inúmeros outros eventos do Orgulho em Portugal, Felgueiras vai levar o Orgulho às ruas na sua 1ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+.
A organização irá realizar uma Oficina dos Cartazes no dia 25 de julho pelas 21h, na Junta de Freguesia de Jugueiros. Aí serão produzidos os cartazes para a marcha e todas as pessoas estão convidadas a participar e trazer com elas ideias, cartão usado, canetas, tintas, cartolinas.
A 29 de julho será o grande dia da 1ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Felgueiras, por uma sociedade respeitosa, sem medo ou discriminação. Com o slogan “Felgueiras não se rende e o orgulho não se vende“, o ponto de encontro é às 15h no Monumento A Nicolau Coelho.
Com início frente à Biblioteca Municipal a marcha segue na Avenida Agostinho Ribeiro, Rua Rebelo de Carvalho, Avenida da Liberdade, Avenida Dr. Leonardo Coimbra e termina no Jardim da Praça da República (em frente à Câmara Municipal) onde será lido o manifesto. Haverá microfone aberto com o intuito de dar oportunidade às pessoas que queiram expressar as suas opiniões.
Em colaboração com o CAD do Porto (Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce VIH/SIDA do Porto), estará presente na marcha uma unidade móvel, na qual será realizado o aconselhamento e a aplicação de rastreios de deteção das infeções VIH, Hepatites B e C e Sífilis (de forma anónima e gratuita), bem como o fornecimento de material preventivo. A unidade móvel estará em frente ao Jardim da Praça da República em todo o período da marcha e da festa, e disponível a quem queira livremente participar nos rastreios.
Depois da Marcha do Orgulho de Felgueiras há festa
Logo a seguir à marcha e da leitura do manifesto, segue-se a festa após marcha no Bar Love Funk. A Dj da festa será a Patisol, e contará com atuações das Drag Queens Nussy e Kristall Queen e dos dançarinos Darlhison e Gabi. A entrada será gratuita.
A 1ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Felgueiras não é apenas uma festa, recorda a organização. É também um manifesto e um ato político de resistência. É uma oportunidade de exigir igualmente justiça e liberdade para todas as pessoas LGBTQIA+. Que todas se juntem nesse dia e façam parte desta luta.
