Róisín Murphy pede desculpa depois de criticar a utilização de bloqueadores de puberdade por crianças trans

Róisín Murphy pede desculpa depois de criticar a utilização de bloqueadores de puberdade por crianças trans

Róisín Murphy pediu desculpa depois de ter criticado a utilização de bloqueadores de puberdade por crianças trans.

A artista irlandesa e voz dos Moloko referiu-se a esse tipo de medicação como “desoladora”. “As grandes farmacêuticas andam a rir-se, com os bolsos cheios de dinheiro”, escreveu na sua conta pessoal do Facebook.

Por favor não me chamem TERF. Não usem essa palavra contra mulheres”, pediu.

O comentário de Murphy foi criticado pela comunidade LGBTQ+ – muito próxima da carreira da artista. As razões apontadas são simples: Há hoje em dia diversos estudos que mostram, por exemplo, como jovens trans com acesso a bloqueadores de puberdade possuem melhor saúde mental. Mais, outro estudo conclui inclusive que a esmagadora maioria de adolescentes que usa bloqueadores de puberdade continua com cuidados de afirmação de género na sua vida adulta.

Ver o que as minhas ações provocaram e a divisão que geraram parte-me o coração”, disse posteriormente em comunicado. “Peço desculpa por ter magoado tantas de vós. Espero que as pessoas compreendam que a minha preocupação nasce do amor”.

Murphy disse que irá “abandonar esta discussão em público“, uma vez que o seu “verdadeiro chamamento é a música e a música nunca nos excluirá”.

Róisín Murphy está a preparar o lançamento do novo álbum, “Hit Parade”, que sai a 8 de setembro. Editado pela Ninja Tune, uma editora independente londrina, o álbum não receberá promoção após a polémica. A editora planeia doar todos os rendimentos das vendas do álbum para organizações dedicadas ao combate da transfobia.

Deixa uma resposta