
A ILGA Portugal, a mais antiga associação do país em prol dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI+), anunciou a eleição da sua nova Direção para os próximos quatro anos. A eleição ocorreu no passado dia 21 de outubro e a organização está pronta para continuar a sua luta contra a discriminação e o preconceito que ainda persistem na sociedade portuguesa.
A nova Direção da ILGA Portugal será liderada por Daniela Bento, que assume o cargo de Presidente, e Isaac Rodrigues como Vice-Presidente. A direção inclui ainda Francisca Correia do Vale como Secretária, Gonçalo Silva como Tesoureiro e Ana Manana como Vogal. Como suplentes, Inês Pires Santos, Ana Rocha, Gonçalo Cerá, Ana Vicente e Pedro Carreira também tomaram posse.
Um marco notável nesta nova liderança é a presença de duas pessoas trans nos cargos de Presidente e Vice-Presidente, refletindo os avanços nas questões de igualdade de género e a necessidade urgente de representação de pessoas trans, não-binárias e de género diverso em cargos de liderança e tomada de decisões.
A ILGA Portugal tem uma história de décadas de ativismo político e intervenção junto de órgãos de decisão política e legislativa, assim como com a sociedade civil. A organização tem trabalhado incansavelmente para eliminar a discriminação e o preconceito que afetam a comunidade LGBTI+ em Portugal. O seu compromisso inclui a promoção de políticas públicas inclusivas, espaços mais seguros e respostas públicas e sociais adequadas às necessidades dessa população, através da educação em direitos humanos e da promoção de mudanças de mentalidade.
A nova Direção propõe-se a continuar e reforçar esse trabalho, traçando novos diagnósticos sobre a vivência da população LGBTI+, tanto nacional quanto migrante. Além disso, buscará estratégias autónomas e em rede para enfrentar os novos desafios e obstáculos que ainda persistem.
ILGA Portugal promete maior proximidade e diálogo
A ILGA Portugal mantém uma abordagem de proximidade com diversas comunidades de caráter político, social, cultural, desportivo e de apoio mútuo. O diálogo construtivo com essas comunidades e com todas as pessoas que desejam unir-se à causa é fundamental para a organização. O objetivo é atender às diversas necessidades, fragilidades e ambições de um número cada vez maior de pessoas.
Neste 27º ano de existência, a ILGA Portugal está determinada a continuar a luta por uma sociedade com menos isolamento, menos discriminação e violência, e mais integração comunitária, dignidade e esperança. A nova Direção assume a responsabilidade de continuar o legado da organização e de enfrentar os desafios que se apresentam na busca por um Portugal mais inclusivo e igualitário para a comunidade LGBTI+.