Salvador Sobral é uma pessoa intersexo: “Senti que estava a transformar-me numa mulher”

Salvador Sobral é uma pessoa intersexo: "Senti que estava a transformar-me numa mulher"

Salvador Sobral, o grande vencedor da Eurovisão em 2017, revelou ser uma pessoa intersexo.

O cantor de “Amar Pelos Dois” revelou em entrevista a Pedro Teixeira Da Mota ser intersexo (ou intersexual, como o próprio referiu) e que não produz a hormona da testosterona. Salvador Sobral diz ter que receber “testosterona a cada quatro meses“.

Um dia senti que estava a transformar-me numa mulher, estava com dores nas mamas, a minha cara começou a ficar mais redonda e não tinha pelos em nenhum lado“, recordou. O cantor revelou também ter feito um transplante da barba.

Esta condição revelou-se depois do cantor tomar uma medicação aquando da sua cirurgia ao coração. Mas Sobral acha que já existia uma condição anterior, uma vez que já não faz essa medicação e continua sem produzir a hormona da testosterona.

Importa referir que as pessoas intersexo, como Salvador Sobral, não se definem apenas pela sua genitália. As características intersexuais podem envolver órgãos genitais, cromossomas, hormonas ou outras características sexuais secundárias. Estas variações podem ser observáveis tanto à nascença como conhecidas ao longo da vida.

Também é de realçar que nem todas as pessoas intersexo se identificam como fazendo parte da comunidade LGBTI. Há pois que desmistificar mitos sobre estas pessoas que representam 1,7% da população mundial.

Salvador Sobral venceu a Eurovisão em 2017 com a pontuação mais elevada de sempre registada no festival com 758 pontos.

2 comentários

Deixa uma resposta