
Karla Sofía Gascón foi nomeada para Melhor Atriz em Filme — Musical ou Comédia nos 82.º Globos de Ouro, tornando-se a primeira mulher trans a conquistar este feito histórico. A cerimónia terá lugar a 7 de janeiro de 2025.
Gascón brilha no papel principal de Emilia Pérez, um filme realizado por Jacques Audiard que segue a vida de uma poderosa narcotraficante mexicana que decide assumir a sua identidade como mulher trans e avançar com a sua transição.
Além da nomeação de Gascón, Emilia Pérez lidera a lista de nomeações com um total de dez categorias, incluindo Melhor Filme — Musical ou Comédia. Selena Gomez, Adriana Paz e Zoe Saldaña, que integram o elenco do filme, também receberam nomeações para a categoria de Melhor Atriz Secundária.
Gascón enfrenta uma forte concorrência na sua categoria, competindo com Amy Adams (Nightbitch), Zendaya (Challengers), Cynthia Erivo (Wicked), Demi Moore (The Substance), e Mikey Madison (Anora).
Esta não é a primeira distinção para o trabalho de Gascón em Emilia Pérez. A atriz e as suas colegas já tinham arrecadado o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Sobre a possibilidade de ser também nomeada para os Óscares, Gascón mantém uma postura humilde:
Se acontecer, serei a atriz mais feliz do mundo. Se não, não importa. Coloquei a minha alma inteira neste filme e acredito que é o melhor trabalho da minha vida.
Curiosamente, para o papel duplo de Emilia e de Manitas, Gascón teve de convencer o realizador a permitir que interpretasse ambas as facetas da personagem. “Fazer de Manitas foi muito mais divertido do que fazer de Emilia Pérez”, admitiu.
A nomeação de Karla Sofía Gascón não só celebra o seu talento como também marca um momento de representatividade histórica para mulheres trans na indústria do cinema.

Deixa uma resposta