Karla Sofía Gascón faz história como primeira mulher trans nomeada para os Globos de Ouro

Karla Sofía Gascón faz história como primeira mulher trans nomeada para os Globos de Ouro

Karla Sofía Gascón foi nomeada para Melhor Atriz em Filme — Musical ou Comédia nos 82.º Globos de Ouro, tornando-se a primeira mulher trans a conquistar este feito histórico. A cerimónia terá lugar a 7 de janeiro de 2025.

Gascón brilha no papel principal de Emilia Pérez, um filme realizado por Jacques Audiard que segue a vida de uma poderosa narcotraficante mexicana que decide assumir a sua identidade como mulher trans e avançar com a sua transição.

Além da nomeação de Gascón, Emilia Pérez lidera a lista de nomeações com um total de dez categorias, incluindo Melhor Filme — Musical ou Comédia. Selena Gomez, Adriana Paz e Zoe Saldaña, que integram o elenco do filme, também receberam nomeações para a categoria de Melhor Atriz Secundária.

Gascón enfrenta uma forte concorrência na sua categoria, competindo com Amy Adams (Nightbitch), Zendaya (Challengers), Cynthia Erivo (Wicked), Demi Moore (The Substance), e Mikey Madison (Anora).

Esta não é a primeira distinção para o trabalho de Gascón em Emilia Pérez. A atriz e as suas colegas já tinham arrecadado o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Sobre a possibilidade de ser também nomeada para os Óscares, Gascón mantém uma postura humilde:

Se acontecer, serei a atriz mais feliz do mundo. Se não, não importa. Coloquei a minha alma inteira neste filme e acredito que é o melhor trabalho da minha vida.

Curiosamente, para o papel duplo de Emilia e de Manitas, Gascón teve de convencer o realizador a permitir que interpretasse ambas as facetas da personagem. “Fazer de Manitas foi muito mais divertido do que fazer de Emilia Pérez”, admitiu.

A nomeação de Karla Sofía Gascón não só celebra o seu talento como também marca um momento de representatividade histórica para mulheres trans na indústria do cinema.



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com