Jane Fonda nos SAG Awards: “Empatia não é fraqueza”

Jane Fonda nos SAG Awards: "Empatia não é fraqueza, é resistência"

A cerimónia dos Screen Actors Guild Awards (SAG) de 2025, realizada ontem em Los Angeles, homenageou Jane Fonda com o prémio Lifetime Achievement Award. A atriz, conhecida pelo seu ativismo feminista e LGBTQ+, usou o discurso de aceitação para reforçar a importância da empatia, da união e da resistência em tempos desafiantes.

Para Jane Fonda, empatia não é fraqueza nem ser ‘woke’

Durante o seu discurso, Fonda enfatizou o papel da representação na promoção da empatia: “O que nós, atrizes, criamos é empatia. O nosso trabalho é entender outro ser humano tão profundamente que possamos tocar a sua alma.” Também abordou o termo “woke“, afirmando: “Não se enganem, empatia não é fraqueza ou ser ‘woke’. Aliás, ‘woke’ significa simplesmente que nos importamos com outras pessoas.

Sem mencionar diretamente Donald Trump, Fonda alertou para as mudanças políticas atuais, sugerindo que muitas pessoas serão afetadas negativamente. Apelou à união e à escuta empática, mesmo em relação a quem tenha perspetivas políticas diferentes: “Muitas pessoas vão ser realmente prejudicadas pelo que está a acontecer. Mesmo que sejam de uma posição política diferente, precisamos de não julgar, mas ouvir com o coração.”

A coragem como inspiração

Alguma de vocês viu um documentário sobre um dos grandes movimentos sociais, como o apartheid ou o nosso movimento para os direitos cívicos ou Stonewall, e perguntou-se se seria suficientemente corajosa para se enfileirar? Não precisamos de pensar, porque estamos neste momento no nosso próprio documentário. É agora e não é um ensaio.”

A atriz apelou assim à ação coletiva e à coragem: “Isto é muito sério, então sejamos corajosas. Não devemos isolar-nos, devemos permanecer em comunidade, ajudar as pessoas vulneráveis e encontrar maneiras de projetar uma visão inspiradora do futuro. Uma que seja convidativa e acolhedora.”

Isso ajudará as pessoas a acreditar que do outro lado ainda haverá amor, ainda haverá beleza. E haverá um oceano de verdade para nadarmos. Vamos assim fazê-lo”, rematou no final do seu discurso.

As principais vitórias da noite dos SAG

Além da homenagem a Jane Fonda, a noite destacou-se por várias vitórias notáveis. Timothée Chalamet foi premiado como Melhor Ator pelo seu papel em “A Complete Unknown”, enquanto Demi Moore venceu na categoria de Melhor Atriz por “The Substance”. O elenco de “Conclave” recebeu o prémio de Melhor Elenco em Cinema.

Já na televisão, a série “Shōgun” destacou-se com quatro prémios, incluindo Melhor Elenco em Série Dramática, e “Only Murders in the Building” foi reconhecida como Melhor Elenco em Série de Comédia.

A cerimónia dos SAG Awards 2025 não só celebrou as realizações artísticas, mas também serviu como plataforma para reflexões profundas sobre o papel da arte e da comunidade em tempos de desafios e adversidade.

Assiste ao discurso completo de Jane Fonda abaixo:



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com