
Uma nova pesquisa do Public Religion Research Institute (PRRI) revela que três quartos (75%) da população adulta dos EUA apoia leis que protegem pessoas LGBTQ+ contra discriminação em habitação, emprego e acesso a bens e serviços. O estudo mostra que este apoio abrange também a maioria das pessoas religiosas.
Desde 2015, quando a questão foi inicialmente colocada, o apoio aumentou quatro pontos percentuais, apesar de um ligeiro recuo face ao pico de 80% registado em 2022. Entre os grupos políticos, os Democratas são os mais favoráveis (89%), seguidos dos Independentes (78%) e dos Republicanos (62%). Nos últimos anos, o apoio cresceu entre Democratas e Independentes, mas manteve-se estagnado entre Republicanos.
Melissa Deckman, CEO do PRRI, destacou que “o apoio aos direitos LGBTQ+, incluindo o casamento entre pessoas do mesmo género e as proteções contra a discriminação, tem-se estabilizado após algumas quedas modestas no último ano. Ainda assim, a grande maioria continua a defender estas políticas, incluindo a maioria das pessoas de fé“.
Controvérsia em torno dos direitos das pessoas trans
Os dados mostram uma maior divisão em relação aos direitos das pessoas trans. Enquanto 49% da população opõe-se a leis que proíbem cuidados de saúde afirmativos para jovens trans, 47% apoiam essas restrições. Entre Democratas, 70% são contra estas proibições, em comparação com 49% de Independentes e apenas 30% dos Republicanos.
Importa reforçar que as principais associações médicas mundiais, incluindo a American Medical Association e a World Health Organization, reconhecem os cuidados afirmativos como baseados em evidências e clinicamente necessários, tanto para para pessoas adultas como para menores.
Oposição à recusa de serviços com base religiosa
A pesquisa do PRRI também revela que a maioria das pessoas estadunidendes adultas continua a opor-se à recusa de serviços a pessoas LGBTQ+ por motivos religiosos. A oposição é maior entre Democratas (83%), seguida de Independentes (56%) e dos Republicanos (35%). Entre os Republicanos, o apoio a estas recusas aumentou desde 2015, enquanto entre Democratas cresceu a oposição.
Casamento entre pessoas do mesmo género tem apoio maioritário
O estudo aponta que 67% da população apoia o casamento entre pessoas do mesmo género, um aumento de 13 pontos percentuais desde 2014. Entre Democratas, 83% apoiam esta igualdade, comparados com 72% de Independentes e 50% dos Republicanos. De notar que este último grupo cresceu significativamente face aos 35% registados em 2014.
Este apoio reflete-se a nível estadual, com a maioria dos estados a apresentar maiorias favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo género. Os estados com maior apoio são Massachusetts (87%) e Vermont (86%), enquanto os níveis mais baixos encontram-se em Oklahoma (50%), Virgínia Ocidental (51%) e Louisiana (52%).
Os dados demonstram que, apesar da polarização política em torno de alguns direitos LGBTQ+, a maioria dos EUA continua a apoiar proteções contra discriminação e a igualdade no casamento. O estudo do PRRI reafirma que a sociedade estadunidense, no seu conjunto, tende para a inclusão, mesmo que alguns segmentos radicais mostrem resistência a determinadas políticas, especialmente no que diz respeito aos direitos das pessoas trans.

Deixa uma resposta