
A ILGA Portugal promove esta terça-feira, 30 de abril, um debate político centrado nos desafios e compromissos dos partidos com os direitos humanos e LGBTI+, no contexto das Eleições Legislativas de 2025. O encontro decorre na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho, em Lisboa, pelas 18h e com entrada gratuita mediante inscrição.
Com a aproximação das eleições já no dia 18 de maio, e num contexto social e político cada vez mais polarizado, este debate surge como um espaço essencial para escrutinar o compromisso das forças políticas com a igualdade e os direitos das pessoas LGBTI+ e das suas famílias – tanto em Portugal como a nível europeu e internacional.
Painel do Debate com foco na temática LGBTI+
A iniciativa conta com representantes de sete partidos e coligações com assento parlamentar:
- PAN – Salvador Peças*
- CDU – Tânia Mateus
- AD – Carlos Reis
- Livre – Paulo Muacho
- BE – Júlia Pereira
- PS – Isabel Moreira
IL – Frederico Valente Nunes**
* Substitui António Morgado, na imagem, que, por motivo de doença, não poderá comparecer.
**Cancelou
Com introdução de Ana Vicente e moderação a cargo de Pedro Carreira, membras da direção da ILGA Portugal, o debate pretende abrir o diálogo entre partidos e sociedade civil, promovendo a transparência das propostas e a participação cidadã informada.
A ILGA Portugal reforça que “as eleições são momentos políticos de importância fundamental“, sendo este debate parte do compromisso da associação em garantir que a luta pelos direitos das pessoas LGBTI+ continua a ser uma prioridade nas agendas políticas nacionais.
Num momento em que forças conservadoras procuram reverter conquistas duramente alcançadas, é urgente que a comunidade LGBTI+ e as pessoas aliadas se informem, participem e votem. A igualdade não se defende sozinha — exige presença, vigilância e ação coletiva.
Os destaques LGBTQIA+ dos programas e propostas eleitorais podem ser conferidas aqui.

Deixa uma resposta