“20.000 espécies de abelhas”: Sessão de cinema assinala 20ª Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto vai sair à rua pela vigésima vez a 28 de junho de 2025. De forma a assinalar este marco, o Batalha Centro de Cinema e a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho do Porto irão celebrar com uma sessão especial de cinema, na qual será exibido o filme “20.000 espécies de abelhas”, de Estibaliz Urresola Solaguren . A sessão vai decorrer no próximo dia 14 de junho, às 15h15, na Sala 2 do Batalha.

A sessão de cinema contará com Língua Gestual Portuguesa e legendagem para pessoas surdas ou ensurdecidas. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

“20.000 espécies de abelhas” traz três perspetivas sobre a identidade de género

No filme, uma criança de oito anos — Sofía Otero, a mais jovem atriz a conquistar o Urso de Prata de Melhor Atuação Principal em Berlim — sente o peso de ser tratada de formas que não a refletem. Chamam-lhe Aitor, mas esse nome não é o seu.

Durante um Verão no País Basco, entre colmeias, explora a sua identidade acompanhada por mulheres da família, que, por sua vez, refletem sobre as suas próprias vidas e os seus desejos. Ao expressar o seu mal-estar, obriga também a mãe a confrontar-se com o próprio legado familiar.

“20.000 espécies de abelhas” é drama introspetivo sobre três gerações de mulheres que, adotando mais do que um ponto de vista, respeita a incrível complexidade que compõe a identidade de género e toca num aspeto talvez menos óbvio da transição: a mentalidade.

Não percas!



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Uma resposta a ““20.000 espécies de abelhas”: Sessão de cinema assinala 20ª Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto”

  1. […] “20.000 espécies de abelhas”: Sessão de cinema assinala 20ª Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com