Conhece Elis Lundholm, a única pessoa trans nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026

Conhece Elis Lundholm, a única pessoa trans nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026
Elis Lundholm (imagem via Instagram)

Elis Lundholm fará a sua estreia olímpica nos Jogos de Inverno de Milão, em 2026, representando a Suécia no ski freestyle, na disciplina de moguls.
Até recentemente, acreditava-se que não haveria qualquer atleta trans nestas Olimpíadas.

Lundholm, um homem trans de 23 anos, compete na categoria feminina, em conformidade com os regulamentos internacionais para atletas trans. Ele tem podido competir sem restrições, algo que reflete o enquadramento legal e desportivo relativamente inclusivo existente na Suécia.

Natural de Värmdö, perto de Estocolmo, Lundholm tem vindo a consolidar o seu percurso competitivo. Nos últimos anos, alcançou vários lugares no top-25 em provas dos Campeonatos do Mundo e foi terceiro nos Campeonatos Nacionais suecos por duas épocas consecutivas.

Em declarações ao jornal sueco Aftonbladet, afirmou ter sido “sempre bem tratado” enquanto homem trans no esqui feminino. Questionado sobre eventuais ataques online à medida que a sua visibilidade aumenta, respondeu de forma direta: “Claro que pensei nisso, mas faço a minha vida e não quero saber.

Elis Lundholm escreve história nos Jogos Olímpicos de Inverno

A participação olímpica de Lundholm marca um momento histórico. Será, tanto quanto é conhecido, a primeira pessoa a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno assumindo-se publicamente como trans. Nos Jogos de Verão, esse marco foi anteriormente ocupado por Quinn, no futebol, e por Laurel Hubbard, no halterofilismo.

As provas de moguls femininos atribuem medalhas a 11 de fevereiro, seguindo-se o dual moguls a 14 de fevereiro. A presença de Elis Lundholm nestas competições representa mais do que um feito desportivo: é também um sinal de visibilidade num contexto olímpico ainda marcado por exclusões e debates politizados sobre corpos, género e participação no desporto de alto rendimento.

Milano-Corina recebe assim mais de 43 atletas LGBTQ+, incluindo o casal adversário Nicole Silveira, do Brasil, e Kim Meylemans, da Bélgica.


Subscreve à nossa Newsletter Semanal Maravilha Aqui! 🙂
Todos os sábados de manhã receberás um resumo de todos os artigos publicados durante a semana. Sem stress, sem spam, a nossa orgulhosa Newsletter Semanal pode ser cancelada a qualquer momento! 🏳️‍🌈


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com