Rainbow Direction: Todas As Cores

Toda a gente sabe quem são os One Direction. Ou pelo menos já ouviu falar. Da boysband. Miúdos com carinhas larocas que deixam as adolescentes histéricas. Esses mesmos.
A realidade é que os fãs dos One Direction são algo mais diversificados do que aquilo que nos é vendido pelos meios de comunicação. A base de fãs desta banda não é constituída exclusivamente por adolescentes heterossexuais do sexo feminino. Há fãs de todas as idades, etnias, credos, géneros e sexualidades e é aqui que surge o Projecto Rainbow Direction.

O Projecto Rainbow Direction nasceu em Fevereiro de 2014, quando um grupo de fãs decidiu unir forças através da página “Take Me Home From Narnia”, uma plataforma de acção LGBTQ+, e elaboraram uma campanha para aumentar a visibilidade da comunidade LGBTQ+ durante a digressão “Where We Are” dos One Direction. Criaram um concurso para cartazes, venderam t-shirts com o desenho vencedor, doando os lucros a instituições de caridade.

Fazer parte da base de fãs dos One Direction pode por vezes ser uma experiência negativa para os fãs LGBTQ+, pelo que o projecto Rainbow Direction tem encorajado toda a gente a demonstrar o seu apoio aos fãs de todas as sexualidades e identidades, levando arco-íris para os concertos. O seu desejo é criar um espaço seguro em que todos se sintam bem-vindos, incluídos e aceites.

Durante a digressão “Where We Are”, centenas de pessoas participaram no projecto e em Fevereiro de 2015 foi publicado este vídeo onde muitos participantes falam da sua experiência:

Ao longo destes quase dois anos, o projecto Rainbow Direction tem participado em várias iniciativas de caridade, tem criado campanhas como “Where Do Rainbow Hearts Go” ou “Safe Spaces For All”.

Os elementos da banda também têm manifestado o seu apoio à comunidade LGBTQ+, principalmente Harry Styles que, além de se passear orgulhosamente em palco com bandeiras arco-íris em quase todos os concertos da última digressão, tem apoiado publicamente campanhas como Stonewall ou ainda aparecendo em palco com uma camisola do jogador de futebol americano Michael Sam, quando este se assumiu como homossexual.

Embora Styles seja o elemento da banda que demonstra o seu apoio mais abertamente, todos eles o têm feito, quer saudando os elementos do público que levam arco-íris para os concertos, usando t-shirts com arco-íris, ou usando as redes sociais.

Saiba mais sobre o Projecto Rainbow Direction nas suas redes sociais:

http://takemehomefromnarnia.tumblr.com/
http://rainbowdirection.com/about/vision-and-mission
https://twitter.com/homefromnarnia
https://www.instagram.com/takemehomefromnarnia/
https://www.facebook.com/TMHFN.RainbowDirection

Anúncios