China Censura “Addicted/Heroin” (primeira websérie gay chinesa)

thuong-an-addicted china gay drama lgbt Addicted / Heroin

Addicted / Heroin, a primeira websérie dramática em que é abordada a temática LGBT na China foi censurada esta semana dos sites de streaming do país. Com 15 episódios e uma história que envolve um casal de estudantes do liceu, a websérie tinha alcançado as 10 milhões de visualizações nas primeiras 24h em que foi colocada online. Foi bloqueada, sem aviso, na Segunda-Feira, deixando os fãs irritados e incapazes de assistir aos últimos três episódios.

Segundo alguma imprensa local, os censores chineses não gostaram da representação de “comportamento anormal sexual” e “romance entre menores de idade” em Addicted / Heroin.

A homossexualidade foi removida da lista oficial da China de transtornos mentais em 2001, mas continua a ser um assunto tabu.

Addicted / Heroin é uma série de sucesso

Addicted tornou-se muito popular durante o feriado do Ano Novo Chinês, especialmente entre os fãs do sexo feminino. O primeiro episódio quebrou recordes quando foi lançado a 29 de janeiro e acumulou 10 milhões de visualizações em 24 horas.

O nome da websérie surge da combinação dos nomes dos dois protagonitas (Bai Lou Yin e Gu Hai) em Hailuoyin dando assim sentido à palavra em Inglês Heroin (heroína). A ideia é que os dois rapazes são viciados em si e a sua união é tão forte como as substâncias que causam dependência, o que descreve o seu amor.

Numa votação online da Chengdu Committee for the Well-being of Youth and Teenagers, mais de 93% dos 20.000 votantes desaprovou a remoção de Addicted.

O escritor e produtor de Addicted / Heroin, que usa o pseudónimo Chaijidan, disse que o lançamento da segunda temporada “não seria afectado” pela proibição e que as filmagens começarão em Maio.

A conta oficial Weibo [uma rede social popular na China] afirmou que os três últimos episódios estarão disponíveis no YouTube embora o site esteja também bloqueado na China.

Assistam ao trailer de Addicted:

Fonte: Gay Star News e Cine Gay Online.

Nota: Obrigado ao António pela dica 🙂

Ep. 252 – Especial Natal: sobreviver às festas e desejos para 2026 Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBT 🎙🏳️‍🌈

O DUCENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO SEGUNDO EPISÓDIO do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves.Neste episódio especial de Natal de Dar Voz A esQrever, falamos de sobrevivência e manutenção da saúde mental nesta época que pode ser complicada, tensa e violenta para muitas de nós. Partilhamos ferramentas práticas para antes, durante e depois das festas, um apelo claro às pessoas aliadas e um lembrete essencial: sobreviver ao Natal já é, muitas vezes, um ato de orgulho. Fechamos com desejos para 2026 — políticos, culturais e pessoais — afirmando aquilo que queremos exigir, criar e cuidar no ano que aí vem.Artigos Mencionados no EpisódioComo viver melhor o Natal enquanto pessoa LGBTQ+?Poema a um Natal queer possívelO Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:👉 ⁠⁠Spotify⁠⁠ 👉 ⁠⁠Apple Podcasts⁠⁠ 👉 ⁠⁠Youtube Podcasts⁠⁠ 👉 ⁠⁠Pocket Casts⁠⁠ 👉 ⁠⁠Anchor⁠⁠ 👉 ⁠⁠RadioPublic⁠⁠ 👉 ⁠⁠Overcast⁠⁠ 👉 ⁠⁠Breaker⁠⁠ 👉 ⁠⁠Podcast Addict⁠⁠ 👉 ⁠⁠PodBean⁠⁠ 👉 ⁠⁠Castbox⁠⁠ 👉 ⁠⁠Deezer⁠⁠Se nos quiserem pagar um café, ⁠⁠⁠⁠⁠aceitamos doações aqui⁠⁠⁠⁠⁠ ❤️🦄Jingle por Hélder Baptista 🎧Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Bluesky ( ⁠⁠@esqrever.com⁠⁠ ) e Instagram ( ⁠⁠@esqrever⁠⁠ ) ou para o e-mail ⁠⁠geral@esqrever.com⁠⁠. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Até já, unicórnios 🦄#LGBT #LGBTQ #Natal #2026
  1. Ep. 252 – Especial Natal: sobreviver às festas e desejos para 2026
  2. Ep.251 – Festival da Canção e da Eurovisão em rutura, resistência em Budapeste & Come See Me In The Good Light
  3. Ep.250 – Educação Inclusiva, Eurovisão em ruptura & "Oh, Mary!"

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 48 a “China Censura “Addicted/Heroin” (primeira websérie gay chinesa)”

  1. Sem comentários.
    E a série até parece interessante. Pelo menos é bem mais dinâmica do que muitas das nossas.

    Liked by 1 person

  2. Avatar de bRUNO oLÍMPIO
    bRUNO oLÍMPIO

    A série é muito bonita e fofa! Os dois personagens principais fazem um lindo casal, um deles é mais atirado e o outro muito retraído KKKKKK. Já assisti os 15 episódios e é uma pena o governo chinês ainda ser tão retrógrado. PIB NÃO MEDE CIDADANIA!

    Liked by 2 people

    1. Obrigado pelas palavras 😊🌈

      Liked by 1 person

  3. Essa serie é óootima, assim é exagerado em algumas cenas(mas qual série asiática não é? basta olhar os doramas japoneses e coreanos) mas enfim é muito fofo, eu adorei. Tô triste por ter que esperar só até maio para assistir a segunda temporada, já que a primeira temporada só sugeriu o romance do segundo casal bem no final.

    Liked by 2 people

    1. Foi confirmada a segunda temporada?

      Gostar

      1. Creio que sim, foi confirmada! =)

        Gostar

  4. Avatar de Brenda Nátally
    Brenda Nátally

    É uma pena terem bloqueado a série, quero muito a segunda temporada. Eu acho que alcançou um público que eles não imaginavam, é por esse motivo a censuraram, achando que assim as pessoas a esqueceriam, pelo contrário quero mas é que a série volte i Ela ficou inacabada( porque porque eles queriam uma segunda temporada), não faria sentido algum eles não continuarem.

    Liked by 1 person

  5. Adorei! Mais só são 15 episódio mesmo a primeira temporada? Se for achei que ficou muito por dizer!!!

    Liked by 1 person

  6. venho acompanhando esses temas asiaticos, essa web serie teve um sucesso explosivo ao qual os produtores nao sabiam, fiquei triste em saber que foi sensurado… esperando grandiosamente a segunda temporada !!!!

    Liked by 1 person

  7. Ola, ouvi dizer que a segunda temporada foi cancelada pode confirmar isso?

    Gostar

    1. Ainda não consegui confirmar, mas parece que sim =(

      Gostar

  8. Oi preciso da segunda temporada… rsrs é um vício na realidade! Amo de todo coração! Estou 100% apaixonado! Pedro já começaram as gravações?
    Venho diariamente aqui saber se realmente saiu a segunda temporada…
    Aguardando ansioso!
    Tenho sabido de casos em alguns blogs que pessoas depressivas saíram dos seus estados de depressão assistindo a primeira temporada…
    Andei vendo alguns post no you tube e vi um audio de um acidente com Gu Hai e temo só de pensar que na segunda temporada aja realmente um acidente e separe os dois, alguém pode confirmar?
    Abraço grande!!!

    Liked by 1 person

    1. Obrigado, Marton! Quando soubermos de novidades da segunda temporada avisaremos 🙂 Abc

      Gostar

    2. Meu coração está desesperado, viciado sim ou claro?

      Gostar

  9. Eu amei a série, é tão fofa. Tomara mesmo que tenha a segunda temporada.

    Liked by 1 person

  10. havera a segunda temporada??

    Gostar

  11. Amei a série, mas infelizmente as notícias é que realmente o governo chinês a proibiu e ainda por cima estão mantendo os atores Jingyu e Weizhou, distantes um do outro, pois ao que parece eles realmente iniciaram uma relação… Isso é o que li em alguns posts pela internet. Triste demais em saber que ainda há países que proíbem o amor!!!

    Liked by 1 person

  12. Surpreende-me e positivamente assistir a uma série tão sensível e cheia de detalhes culturais , conflitos de classes e, sobretudo, a tênue descoberta do amor, num jogo de sedução sutil e romântico. E tudo isto produzido num cenário de proibições e tabus como o Chinês.
    Porém falta muito da história, muitos emaranhados precisam ser desafiados, muitos conflitos ainda devem surgir, e espero que essa sensura chinesa não nos prive dessa linda história inacabada.

    Gostar

  13. eu quero ver a segunda temporada e uma serie muito boa mas fala dos personagens de forma suave quanto ao tema.

    Gostar

  14. Eu quero mt ver a 2 temporada poxa, no ultimo episodio da primeira deixou um gostinho e que quero mais e mt ansiedade pros proximos capitulos n pode terminar assim sem essa temporada 😦

    Gostar

  15. Espero que lancem logo a segunda temporada… São fofos mesmo! hauhauha

    Liked by 1 person

  16. A segunda temporada foi proibida, e devido a química deles como casal na serie ouve boatos que eles estavam namorando na vida real, então o governo chines proibiu os dois de se aproximarem.

    Obs: o nome é Bai Lou yin e Gu Hai, não Gu Bai Hai (:
    Obs2: existem mas series do mesmo genero na China. E no começo do ano saiu uma lei proibindo o genero da TV (:

    Liked by 1 person

    1. Obrigado pela dica, Marina. Actualizei com os nomes correctos 🙂

      Gostar

  17. Avatar de Lucas Henrique
    Lucas Henrique

    Gente é sério que não haverá segunda temporada ? 😥 , uma das melhores séries que já assistir, eu ainda quero ver o Yin dizer pra ex dele que o Hai é o amor dele.

    Liked by 1 person

  18. eu amei me viciei muito boa linda historia q amor

    Liked by 1 person

  19. Meu essa série não pode terminar sem ter um fim, os chineses e nós fãs de outros paises temos que lutar.
    Lá eles tem uma rede social que se chama “Weibo” é a mais usada no país pois o facebook e twitter são bloqueados lá.
    Abram contas nesse aplicativo e postem coisas sobre a série é relacionando ao amor dos fãs de outros países.
    Eles têm que continuar essa história e além disso aquele país precisa de mudança já.

    Liked by 1 person

    1. concordo totalmente, vamos lutar, pois sem apoio, o amor nunca vencerá o preconceito, lutar já

      Gostar

  20. Nossa primeira arressem? Mas capricharam heim ficou muito amorzinho, quero mais.

    Liked by 1 person

  21. Gente, alguma notícia sobre a série??? É verdade que os atores principais foram afastados um do outro pois começaram uma relação fora da série???? E sobre a segunda temporada???

    Gostar

  22. Gente, até o presente momento, os reguladores da censura chinesa estão irredutíveis em não permitir uma segunda temporada. Mas estão havendo conversações, pois a autora da série foi chamada ao tribunal. Acredito que seja uma questão de tempo. A questão é quanto tempo. Quanto ao fato de os dois atores estarem mantendo um relacionamento na vida real, é possível sim. Mas não é uma opinião comum. O que se pode dizer é que os dois estavam frequentando muitos ambientes juntos em função do sucesso da série. Mas isso foi proibido pelos reguladores, que acompanham a movimentação deles. Então eles não podem se apresentar juntos.

    Gostar

  23. Ridículo isso que fizeram!

    AINDA TENHO ESPERANÇAS DE LANÇAR A SEGUNDA TEMPORADA.

    Gostar

    1. *Do lançamento.

      Gostar

  24. Essas coisas me deixam realmente magoada! Eu sei como são as coisas na China, mas isso tem que mudar! Essa situação já esta ridícula!

    Liked by 1 person

  25. Engraçado que Taiwan e bem diferente , o dorama Tailandes Make It Right the series que ta dominando a ASia estreou na TV em Taiwan e o sucesso é surpreendente, inclusive os atores tailandeses do dorama estão fazendo turne em taiwan se pegando no palco e tudo….
    E no caso do dorama Tailandes tera 2º temporada em dezembro, este dorama Taliandes é exibido na principal emissora de la
    quem nao viu tem no Brasil legendado em português a primeira temporada inteira
    quem nao viu confiram o clipe da musica da abertura do dorama da Tailândia Make It Right the series com cenas do dorama
    Assistam o MV
    https://vimeo.com/172358637

    Gostar

  26. So espero que tenha 2 temporada de heroin a 1p foi otimaaaa

    Liked by 1 person

  27. Por favor Me digam que foi liberado a 2temporada, tô viciado e amando essa série/webserie

    Gostar

  28. Gente, até o momento nada mudou, eu também queria uma nova temporada, e pelo o q eu pesquisei, os atores ainda n podem se encontrar, a autora ainda está e processo, parece q tudo ainda está na msm :v

    Gostar

  29. 2017 SOCORROOOOO! Quero notícias! O que aconteceu com eles? Eu os sigo no intragram mas eles postam pouca coisa 😦 nunca falam nada sobre a série 😦

    Gostar

  30. quando se trata de homosexualidade o ser o humano me da nojo, sexo hétero aparece sempre na TV e nós da comunidade LGBT e fujoshis ect não podemos nem assistir nossas séries na internet em paz ridículo o mundo precisa evoluir em vez de ficar pagando micão

    Gostar

  31. Muito linda a serie, amei os dois personagens, já revi varias vezes ,foi uma coisa que marcou muito a minha vida e espero que lancem a continuidade desta serie. parabéns.

    Liked by 1 person

  32. Amei esta serie, muito fofo os dois personagens, espero que tenha a continuação,marcou muito a minha vida, já vi e revi varias vezes

    Gostar

  33. Pow libera o episódio para o Brasil, fiquei sem assistir o 15° episódio.

    Gostar

  34. Alguém tem novidades sobre a série, sobre como anda o processo e os atores?

    Gostar

    1. se eu não me engano perderam o processo para o governo, e infelizmente a série não será mais gravada… (estou sofrendo muito por isso) e os atores estão bem, se é isso que está querendo saber aqui estão o instagram deles: @timmyxu / @jingyuhuangjingyu

      Gostar

  35. NOSSA! A SERIE PARECE SER ÓTIMA, AGORA VAMOS TORCER PRA QUÊ, QUEM SABE LIBERAR.

    Gostar

  36. Seriado, pelo o que me parece é muito bem produzido, é triste saber que não vai mais pro ar
    .

    Gostar

  37. […] é a primeira vez que ouvimos falar em censura de história LGBTI vinda da China e desta vez aconteceu precisamente na Eurovisão, durante a primeira semifinal do concurso. O […]

    Gostar

  38. […] a Malásia e o Líbano baniram a exibição do filme que estreou esta quinta-feira, dia 16. Tal como no passado, a China também fez pedidos de edição do conteúdo numa postura de clara homofobia. A Disney […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com