Jogos Olímpicos: 7 Atletas Para Ver No Rio 2016

Começam hoje os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e hoje apresentamos uma lista de sete atletas e desportistas para seguirmos atentamente:

  • Robbie Manson (remo, em cima): Têm sido uns bons anos para o remador neozelandês; depois de se assumir homossexual, ganhou uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Remo, Manson deixou a sua marca na modalidade e confirmou-se como o segundo atleta LGBT assumido a qualificar-se para as Olimpíadas (depois do nadador-saltador Tom Daley).

 

Sam_Sendel atleta ginástica gay lgbt rio jogos olímpicos 2016

  • Sam Sendel (trampolim): a ginasta canadiana assumiu a sua homossexualidade 14 anos depois de ter começado a sua actividade de salto de trampolim. “Como uma ginasta gay, sinto-me profundamente emocionada“, disse Sendel sobre a iniciativa do Comité Olímpico Canadiano de lutar contra a homofobia e apoiar os seus atletas LGBT.”Espero que esta iniciativa ajude a prevenir que as gerações mais jovens sintam a necessidade de esconder quem são. Esse foi um grande problema para mim e acho que esta iniciativa vai realmente fazer a diferença“.

 

Jamie Bissett atleta natação saltos gay lgbt rio jogos olímpicos 2016

  • Jamie Bissett (saltos para a água): Foi notícia no passado Novembro quando anunciou que estava a namorar o colega Tanner Wilfong, outro mergulhador de alto nível que também se classificou para as Olimpíadas. Mas o seu namorado poderá ser incapaz de competir no Rio devido a uma lesão nas costas. “[O Tanner] era assumido quando nos conhecemos, e, obviamente, isso foi assustador para mim, mas estou grato por tê-lo encontrado“.

 

PAN AM GAMES 20111016 TOPIX

  • Rose Cossar (ginástica rítmica, à direita): Tendo feito sua estreia olímpica em 2012 com a equipa canadiana, a atleta, abertamente lésbica, também investe muito do seu tempo em trabalhos de caridade e destaca-se como porta-voz do programa do Comité Olímpico no combate à homofobia no desporto. “Eu não queria contar a ninguém do mundo da ginástica [a minha orientação sexual], porque eu estava preocupada que isso poderia afectar a minha posição na equipa. O meu desporto é muito subjectivo … Qual o ponto de representar o meu país se não conseguia representar-me a mim mesma de uma forma verdadeira? Senti-me culpada por não me representar como pessoa e por aquilo que eu realmente era. Senti que não estava a ajudar-me ao esconder o meu verdadeiro eu [e por isso me assumi].

 

tom bosworth atleta atletismo gay lgbt rio jogos olímpicos 2016

  • Tom Bosworth (marcha): Quando se assumiu homossexual no final de 2015, o marchador Bosworth causou um grande alvoroço no mundo do atletismo britânico, mas agora, ao fazer parte do plantel da equipa para o Rio 2016, tem a convicção nas medalhas em disputa nos Jogos Olímpicos. “É uma grande decisão, mas não vai mudar a minha vida. Sinto-me confortável e estou numa relação feliz nos últimos quatro anos e meio. Dentro de alguns anos, qualquer um poderá assumir-se homossexual. Qualquer um pode ter sucesso no desporto e espero que, um dia,  isto deixe de ser notícia“. Bosworth disse que era “assustador” sair do armário, mas sentiu que teve “muita sorte” devido ao apoio que recebeu de amigos e familiares, de outros atletas, incluindo Mo Farah (campeão europeu nas distâncias de 1.500, 3.000, 5.000 e 10.000). “No desporto você tem que parecer forte, outros poderão considerar ser-se gay como uma fraqueza, mas eu certamente não considero a minha sexualidade uma fraqueza.”

 

Fontes: Gay Star News, Metro News, Out Sports, After Ellen, LGBTQ Nation.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 3 a “Jogos Olímpicos: 7 Atletas Para Ver No Rio 2016”

  1. […] apenas dois anos depois da mesma estação não ter mencionado que o mergulhador olímpico Tom Daley é gay, apesar da presença do então namorado Dustin Lance Black, o guionista vencedor do Oscar […]

    Gostar

  2. […] não binárias irão competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio que começam dia 23 de julho, mais  do dobro do número de participantes dos Jogos do Rio de 2016 que contou com 56 atletas abertamente LGBTI+. Os Estados Unidos da América irão enviar mais […]

    Gostar

  3. […] altura, as Olimpíadas começavam a receber um grupo considerável de atletas LGBTI+ que afirmavam, orgulhosa e publicamente, a sua […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com