Jodie Foster E Alexandra Hedison Em Portugal Para Inauguração De Exposição

Jodie Foster – a aclamada actriz e realizadora norte-americana – e a sua mulher – a ex-actriz e agora igualmente aclamada artista plástica Alexandra Hedison – encontram-se em Portugal para a inauguração da exposição fotográfica Everybody Knows This Is Nowhere no Centro Cultural de Cascais.

jodie-foster-lisboa-lgbt-cinema
Jodie Foster com Paulo Valentim e Bruno Costa, da casa de fados ‘Parreirinha de Alfama’.

Vistas a visitar vários locais históricos de Lisboa, casas de fado (em cima) e a assistir ao concerto de Ney Matogrosso nos últimos dias, hoje estarão na abertura da exposição que, escreve a Fundação D. Luís, é “um tributo, tanto à película quanto à importância da memória, num trabalho de fotografia documental sobre a ideia de narrativa mutável – reflexo da história pessoal da artista, da sua memória e da própria essência, tempo e mutabilidade de um lugar“.

7_nowhere_750

As fotografias que o Centro Cultural de Cascais expõe reflectem o expressionismo e o traço contemporâneo da artista. Mapeiam não só uma geografia, mas também uma geometria que emerge da composição da natureza e da arquitectura daquele lugar. Tanto representam os ciclos de mudança da natureza como o percurso da memória sempre transitável. São imagens simultaneamente vívidas e abstractas, subjugando a paisagem a cores e composições surreais, camadas que se sobrepõem, mais ou menos visíveis, e que no processo de repetição se tornam a própria memória.

Como resultado, a combinação entre a técnica e a temporalidade convida o espectador a ler a narrativa de uma história de um lugar, porque as próprias imagens têm um tempo de existência que se desloca ao longo das estações dos anos em que a fotógrafa as realizou.

A exposição poder ser vista até dia 8 de Janeiro.

Fontes: DN e Fundação D. Luís.

Advertisements