
A dupla vencedora do Oscar que trouxe o documentário Free Solo está de regresso com um filme biográfico do ícone da natação de longa distância Diana Nyad. O filme conta Annette Bening e Jodie Foster nos principais papeis.
Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi realizam o filme é baseado na autobiografia de Nyad, Find a Way. Esta fala sobre a sua vida como sobrevivente de abuso sexual por um treinador, para se tornar na primeira pessoa a nadar ao longo de Cuba até a Flórida sem o auxílio de uma gaiola aos 64 anos.
Nyad, orgulhosamente lésbica, alcançou a fama como nadadora de longa distância quando circulou a Ilha de Manhattan em 7 horas e 57 minutos em 1979. Mais tarde, ela completou o que era então o mergulho mais longo da história, indo das Bahamas à Flórida, uma viagem de 165 Km. No entanto, ela realizou os seus maiores sucessos na natação mais tarde na vida.
Aos 64 anos, Nyad nadou 177 Km, entre Cuba e a Floria, sem parar e receber qualquer assistência. Foi a sua quinta tentativa de nadar esses 177 Km através de águas infestadas de tubarões e águas-vivas. Ela foi recebida na praia de Key West com bandeiras dos EUA e do arco-íris.
A história de Diana Nyad brilha agora no grande ecrã




O novo filme da Netflix mostra uma “verdadeira história de tenacidade, amizade e triunfo do espírito humano”. Nyad conta com Annette Bening – quatro vezes indicada ao Oscar – como a atleta e Jodie Foster – dupla vencedora do Oscar de melhor atriz – como a sua melhor amiga e treinadora Bonnie Stoll.
Foster revelou que “Annette enfrentou todos os desafios mais difíceis: nadar na água durante horas e horas, beber água salgada, flutuar a temperatura corporal, usar uma máscara de silicone estranha, longas horas em todas as condições climáticas, dia e noite – e tudo num fato de banho. É o meu pior pesadelo.”
Nyad estreará em cinemas selecionados e estará disponível na Netflix a 3 de novembro.