esQrever: Pluralidade, Diversidade E Inclusão LGBTI

Quando este projeto teve início, aproximadamente há três anos, foi nomeado “Escrever Gay” – afinal era um blogue pessoal – um título provocatório e irónico. Nesse momento fez sentido e não se pensou muito mais. As questões sobre a origem do título começaram a aparecer e, vezes sem conta, explicámos que, apesar de nos últimos anos se estabelecer uma relação entre gay e homem homossexual, o seu significado não se limita a esta definição. Basta lembrar, por exemplo, como um dos maiores e mais importantes coming outs de sempre foi feito por uma mulher com um simples “Yep, I’m Gay”.

Desde cedo que apostámos na diversidade das temáticas, com artigos onde se discute cada uma das letras L, G, B, T e I. Também, desde cedo, percebemos que é impossível dissociar os temas da orientação sexual e da identidade de género da causa feminista, porque ambas se sobrepõem, pois ambas partilham uma mesma génese: a misoginia e o sexismo.

Por isso, avançámos, promovendo a diversidade e a inclusão, denunciando a homo, bi e transfobia, desconstruindo o hetero-cis-mono-sexismo, o patriarcado e a masculinidade tóxica. E, assim, crescemos. O que inicialmente começou por ser um blogue pessoal, é hoje um site partilhado entre várias pessoas e de portas abertas a novas colaborações. Orgulhosamente, somos hoje mais Mulheres, mais Trans, mais Bi, Pan e Assexuais. Mas pretendemos uma maior diversidade, basta que tragam a vossa e juntem-se ao projeto.

Porque somos Política, Direitos e Saúde. Porque somos Cultura, Desporto e História. Plurais e inclusivas. Porque somos pessoas L, G, B, T, I, mas somos também todas as restantes letras do alfabeto. E o conteúdo que temos criado nestes quase três anos é a sua demonstração.

Hoje atualizamos o nome e imagem para que estes agreguem, orgulhosamente, tudo aquilo que defendemos e partilhamos. Assim trazemos a abrangente letra Q àquilo que nos define: constituída por diversos triângulos dispostos em diferentes ângulos e perspetivas. Relembramos que os triângulos são símbolos associados à temática LGBTI, mas também ao Género. Fazem, portanto, parte da nossa essência. Mas fomos mais longe, através de uma disrupção estética e gramatical, espelhadas nas temáticas que aqui escrevemos, surge assim o ”esQrever”, porque neste nosso – e vosso – espaço escreve-se Pluralidade, Diversidade e Inclusão.

Letter Q Creative Triangle Color Logo Design Element

Advertisements