Quintino Aires: “75% das pessoas que consomem cannabis envolvem-se sexualmente com pessoas do mesmo sexo”

Quando comentava na TVI sobre a apreensão de cannabis em Portugal, Quintino Aires, psicólogo, afirmou que, segundo estudos recentes, “75% das pessoas que consomem cannabis envolvem-se sexualmente com pessoas do mesmo sexo“, levantando a questão: “Acha que sem cannabis 75% das pessoas iriam envolver-se sexualmente com pessoas do mesmo sexo?

Acontece que este alegado estudo recente é, na realidade, baseado num tópico que se tornou viral na rede social reddit em 2015 com o título Weed makes me temporarily gay. Anyone else? (“A Cannabis torna-me momentaneamente gay. Mais alguém?”). A partir deste tópico, em que uma pessoa comentava a sua atracção momentânea por pessoas do mesmo sexo após fumar cannabis, surgiram novas “notícias” ao longo dos anos em que a única coisa que mudava era a droga consumida.

Aproveitando a onda viral nas redes sociais, houve artigos tópicos baseados no consumo de cocaína, outros de LSD, por exemplo, com a mesmíssima premissa que o consumo destas drogas levava a actos homossexuais. E os artigos em blogs e sites mais desatentos surgiram igualmente por arrasto.

É pois de estranhar – ou talvez não, porque este psicólogo já teve vários processos da Ordem dos Psicólogos por alegações que fez – que se assista de forma tão leviana um psicólogo a afirmar uma coisa destas. São alegações facilmente refutadas e que só dão mau nome à profissão que Quintino Aires ainda exerce. Uma absoluta vergonha.

Fonte: Vice.

Anúncios