Género: Zippy lança linha unissexo e a polémica instala-se

“Ungendered?? Deixem as crianças em paz!!!!”

“Gravíssimo! Entraram nesta campanha de promoção de ideologia de género. #deixemascriançasempaz”

“Deixem as crianças ser crianças, parem de as usar como instrumentos dessa campanha global hedionda. “Happy” = Gay… Boicote à Zippy”

Há algo que une parte dos comentários ao anúncio da nova linha da marca Zippy, a Happy, uma coleção “ungendered”, ou, por outras palavras, unissexo: é a exigência de deixar as crianças em paz, chavão popularizado por várias pessoas, nomeadamente um atual deputado à Assembleia da República. Ora a marca foi apontada ao apoiar uma alegada ideologia de género com o lançamento desta nova linha de roupa para crianças. Este é, pois, um tipo de roupa revolucionário, unissexo, onde é que isso já se viu?!

Acusada de “erotizar” as crianças, pergunto-me se quem acusa a marca de uma coisa destas não vê a tremenda ironia da acusação dizer muito mais de si do que da campanha. É, no mínimo, revelador de que quem diz um disparate destes ou não pensou bem no assunto ou, pior, é um negacionista Jackson.

Mas numa coisa concordo, é tempo de, efetivamente, deixarmos as nossas crianças em paz. E deixá-las crescer e viver livremente, sem pressões para se vestirem de determinada forma só porque é aquilo que é o seu dever vestir, aquilo que é socialmente aceite. É tempo de as crianças poderem desenvolver os seus gostos e identidades sem as amarras que muitas vezes nos foram impostas, pois sabemos bem o preço que hoje pagamos pelas mesmas. Porque as crianças merecem muito mais do que ter alguém a exigir que as deixem em paz quando tão claramente lhes querem condicionar a própria criancice.

A marca foi obrigada entretanto a lançar um esclarecimento que, para além de certeiro, é tão óbvio como o preconceito das pessoas que gastaram o seu tempo a escrever violentamente aqueles comentários:

A coleção Happy não tem qualquer associação a ideologias ou movimentos. Esta é uma coleção cápsula com peças unissexo, que podem ser usadas tanto por meninos como por meninas. A HAPPY materializa o espírito prático e funcional da Zippy. Com esta linha, queremos facilitar os pais na hora de vestir as suas crianças, dando-lhe opções versáteis e que podem ser passadas de irmãos para irmãs, de primas para primos, e vice-versa. – Equipa Zippy.

Parabéns pela tomada de posição, Zippy!


A processar… ⏱
Sucesso! 🌈
Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s