A bravura inabalável de Tig Notaro

Fazer comédia é provavelmente a arte mais subjetiva e talvez ingrata de todas. É talvez por isso que, quando funciona, é como apanhar um relâmpago numa garrafa, um evento tão pouco provável que se assemelha a magia negra. E, no caso de Tig Notaro, isso não podia ser mais verdade. A comediante, orgulhosamente lésbica, começou a carreira em 2001, mas tornou-se mundialmente conhecida da noite para o dia, literalmente, quando um dos seus espetáculos de stand-up num clube de comédia em Los Angeles se tornou viral. 

Isto aconteceu em 2012, quando Tig foi diagnosticada com cancro da mama e decidiu levar em frente o seu set de comédia. Mas o que o tornou revolucionário foi o facto de Tig ter transformado as piores notícias que alguém pode receber em comédia. Tragédia reconvertida numa espécie de celebração universal. Tudo isto se torna mais especial quando compreendemos o tipo de comédia que Tig faz, totalmente desprovida de histrionismos e picos, o pináculo máximo do estilo “deadpan“, seco e sem qualquer demonstração de emoções.

O diagnóstico de cancro da mama levou a uma dupla mastectomia

A comediante, de 48 anos, aborda este período da sua vida no documentário da Netflix simplesmente intitulado Tig, no qual descobrimos que o diagnóstico de cancro da mama, que levou a uma dupla mastectomia, foi “apenas” a terceira tragédia consecutiva de Tig no espaço de poucas semanas. Depois de a mãe ter falecido, em consequência de um acidente em casa, a própria Tig tinha sido hospitalizada, pouco tempo antes, devido a uma infeção com Clostridium difficile potencialmente mortal. 

Tudo isto foi também inspiração para a simultaneamente ficcional e autobiográfica One Mississippi ,da Amazon, uma série sem género definido muito inspirada no estilo de Louie, de Louis CK, produtor-executivo da série e um dos maiores impulsionadores da carreira de Tig. A série, apesar de não ter nenhuma influência criativa do comediante, acabou por ser cancelada depois do escândalo com CK e de Tig se ter distanciado e tê-lo condenado pelos atos de assédio. A comediante foi uma das poucas pessoas do mundo da comédia a fazê-lo, contra os seus próprios interesses profissionais.

Tig Notaro é, hoje em dia, a minha comediante favorita

Tig está casada desde 2015 com Stephanie Allynne, atriz que interpreta o  interesse amoroso da personagem de Tig em One Mississippi, com que tem duas crianças. Pessoalmente é, hoje em dia, a minha comediante favorita, que, tal como Hannah Gadsby e outras e outros comediantes, veste a sua sexualidade em tudo o que faz, sem qualquer justificação necessária. É o exemplo de que a questão identitária informa todos os passos que damos e tudo o que fazemos e isso, infelizmente, não vai mudar tão depressa. Felizmente, para todas e todos nós, podemos rever-nos em alguém como Tig Notaro e inspirar-nos na sua perseverança e coragem para trilharmos os nossos próprios caminhos e singrar, depois de tudo o que conhecíamos ser violentamente derrubado.

Ouçam os álbuns de stand-up de Tig no Spotify  — incluindo o famoso Live de 2012; vejam Tig e Happy to Be Herena NetflixOne Mississippi, na Amazon e Under a Rock, o talk-show de Tig, no YouTube, no qual a comediante entrevista pessoas célebres que ela desconhece por completo. 

Nota: Texto revisto pela Ana Teresa.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 4 a “A bravura inabalável de Tig Notaro”

  1. […] Gonçalves, acontece em antecipação do concerto da Madonna de sábado. Mas até lá, é abordada a comédia subversiva de Tig Notaro, a confusão da inclusão de casais do mesmo sexo nos Casamentos de Santo António e as nomeações […]

    Gostar

  2. […] Mas a série está longe de se basear em estereótipos, longe disso. Enquanto Mae, uma comediante canadiana andrógina que vive um período de reinício de vida em Inglaterra sempre se conheceu fora do armário, George, uma típica rapariga bonita inglesa, namorou homens até se ter cruzado com Mae num café de stand-up. George é assim apelidada como uma “heterossexual social”. E os avanços e recuos na relação de ambas alimentam a trama, que conta com momentos de comédia tão brilhantes como reais, de um realismo quase palpável, fazendo lembrar por vezes a secura genial de Tig Notaro. […]

    Gostar

  3. […] no seu novo especial de stand-up, Hello Again (“Olá de novo” em Português). Fãs de longa data de Notaro lembrar-se-ão quando ela foi diagnosticada com cancro em 2012. A comediante partilhou a notícia durante um agora celebrado número de […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com