“E se as mulheres pararem?” Dia 8 de março há concentrações feministas em todo o país

Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Braga, Viseu e Évora são algumas das cidades que irão parar no próximo dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, de forma a responder ao mote “E se as mulheres pararem?” A iniciativa da Plataforma Já Marchavas, integrada no movimento da Greve Feminista Internacional, é promovida em Portugal pela Rede 8 de Março.

Inserido num movimento internacional, com registo na Islândia em 1975 e em Espanha em 2018, Portugal também aderiu em 2019 ao movimento da Greve Feminista Internacional, que ganhou expressão em diversos pontos do país. Em 2020 a Organização questiona: “E Se As Mulheres Pararem?” O movimento introduz o conceito de greve social assente em quatro eixos: o que aconteceria se as mulheres pararem fazendo greve ao trabalho assalariado, ao trabalho doméstico e à prestação de cuidados, ao consumo de bens e serviços e greve estudantil?

Porque em 2020 o dia 8 de março é domingo, proporciona-se uma maior reflexão sobre a distinção entre trabalho e emprego, sobre o trabalho invisibilizado das mulheres em contexto familiar, nos cuidados e no trabalho doméstico.

Pretende-se assim, além do convívio, a partilha de experiências e reflexões sobre formas de combater a desigualdade de género que ainda subsiste, bem como recordar a importância de todas as tarefas e papéis sociais desempenhados pelas mulheres, cujo labor e contributo social é tantas vezes menorizado – ou mesmo totalmente ignorado – por sectores ainda significativos da nossa sociedade.

Na tarde de domingo, dia 8, juntem-se às várias manifestações. Poderão ver os detalhes das mesmas na nossa secção de Eventos no Facebook (dêem like na página que atualizamos constantemente com novos eventos e notícias).


Fizemos uma antevisão das concentrações feministas no Podcast Dar Voz A esQrever, oiçam:

E comentámos as mesmas no episódio seguinte, oiçam!

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s