Direitos Homofobia Política

Polónia: 48 pessoas detidas em manifestação contra prisão de ativista trans Margot Szutowicz

Na passada sexta-feira, dia 7 de agosto, 48 pessoas foram detidas pela polícia polaca ao se manifestarem contra a prisão da ativista trans Margot Szutowicz, do coletivo Stop Bzdurom. Szutowicz foi considerada culpada de desobediência civil depois dela e do seu grupo pendurarem bandeiras LGBTI e rasgarem com facas pneus de veículos de propaganda LGBTIfóbica.

Tudo isto aconteceu em reação à eleição de Andrzej Duda para um segundo termo, continuando assim a perseguição contínua às pessoas LGBTI por parte da extrema-direita conservadora num país pertencente à União Europeia. Recentemente a Comissão Europeia negou fundos para as regiões polacas demarcadas pelo Governo como “Livres de LGBT”.

Os protestos pelo mandado de detenção de Margot começaram pelas 4 da tarde em Varsóvia e três horas mais tarde Margot deixou-se apreender e, quando, alguns manifestantes começaram a dispersar, a polícia conduziu um carro pela multidão e começou a apreender todas as pessoas que continuavam a protestar.

Novamente, estamos em 2020. Num país europeu que, com fundos europeus até recentemente, teve capacidade de promover oficialmente a ideologia anti-LGBTI junto da sua população. O corte de recursos económicos pode ser deveras problemático para pessoas LGBTI nestas regiões demarcadas como anti-LGBTI, tornando assim as suas vidas ainda mais difíceis e isoladas. É altura, aliás já é bastante tarde, da União Europeia ter uma voz comum no combate em uníssono a estes ataques aos direitos humanos juntos dos seus líderes e fazer perceber junto da direita ultra-conservadora que tais posições não são aceites. Porque de momento, continuam a ser.

Fonte: PinkNews


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: