Joe Biden promete a Mieke Haeck, orgulhosa mãe de uma criança trans, que “mudará totalmente a lei” para reverter políticas transfóbicas de Trump

Joe Biden teve finalmente a oportunidade de responder a uma pergunta sobre questões LGBTI em plena televisão e sua resposta foi uma promessa tranquilizadora e inequívoca de “eliminar” as políticas discriminatórias de Donald Trump.

Na noite desta quinta-feira, o candidato à presidência democrata foi questionado sobre como ele protegeria as vidas e os direitos das pessoas LGBTI por Mieke Haeck, uma fisioterapeuta e “orgulhosa mãe” de duas meninas de 8 e 10 anos, a mais nova das quais é transgénero.

Ela começou por explicar como o governo de Trump “atacou os direitos das pessoas trans”, destacando a proibição militar discriminatória para pessoas trans, o enfraquecimento das proteções contra a discriminação e a remoção da palavra “transgénero” dos sites do governo. Mas há mais, muitos mais exemplos como estes.

Como presidente, como reverterá esta perigosa e discriminatória agenda e garantirá que as vidas e os direitos das pessoas LGBTI sejam protegidos pela lei dos EUA?”, perguntou Haeck.

Vou simplesmente mudar a lei”, respondeu Biden sem hesitação. “Irei eliminar essas ordens executivas.

Biden partilhou depois como o seu pai o educou para não discriminar pessoas LGBTI, lembrando-se de uma ocasião na sua juventude em que viu um casal gay a beijar-se. “Virei-me para o meu pai e questionei-o. O meu pai olhou para mim e respondeu:‘ É simples, eles amam-se’”, disse Biden.

Voltando à filha de Haek, Biden reafirmou que “deve haver zero discriminação” na ideia de que uma criança de oito ou dez anos se identificar como transgénero, mas o que acontece, continuou, “é que muitas mulheres trans negras estão a ser assassinadas.” Quando Joe Biden sugeriu que o número de homicídios de pessoas trans este ano era 17, Haeck indicou que era maior – o total é de pelo menos 33, tornando 2020 o ano mais mortal para pessoas trans desde que há registo.

Biden concluiu: “Prometo-lhe, não há razão para sugerir que deva ser negado qualquer direito às suas filhas. Nenhum. Zero.

A promessa de Biden pela defesa dos direitos das pessoas LGBTI esteve em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

Haeck não foi a única eleitora que levantou preocupação sobre as questões LGBTI. Um outro eleitor perguntou a Biden se a comunidade LGBTI deveria estar preocupada com a nomeação da conservadora Amy Coney Barrett para o Tribunal Constitucional, levando a uma erosão dos direitos das minorias.

Acho que há um grande motivo para preocupação”, alertou Biden. “A juíza esquivou-se a responder a muitas perguntas” deste âmbito, não ficando assim claro o que ela considera serem os direitos básicos da própria constituição.

[Os direitos LGBTI são] algo pelo qual lutei para que existisse igualdade em todos os contextos”, concluiu.


T5 | Ep.7 – Woman’s World: Eleições Norte-Americanas, Resistência na Hungria e Mulher! Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.7 – Woman’s World: Eleições Norte-Americanas, Resistência na Hungria e Mulher!
  2. T5 | Ep.6 – Não Sei Viver Sem… Redes Sociais, Saúde Mental, Encontros Casuais e Kristen Stewart
  3. T5 | Ep.5 – Loverboy: Nuno Melo bebeu do cálice sagrado mas a Enfermeira Ratched promete cuidar bem dele

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s