“‘Tou xim? É p’ra mim!”: Maria João Vaz assume-se como orgulhosa mulher trans: “Nós existimos, somos seres humanos!”

“Tinha a noção que não era feliz, nunca consegui apreciar o mundo a 100% e sentia que não pertencia a lado nenhum”.

Maria João Vaz tornou-se um ícone da publicidade em Portugal quando, em 1995, popularizou a expressão “‘Tou xim? É p’ra mim!” Esta semana, apresentou-se como uma orgulhosa mulher trans no programa ‘A Tarde É Sua’. “Tenho a certeza que, por aí, neste país e neste mundo, haverá muitas pessoas que são como eu e estão à espera de ter uma epifania que as faça revelar.

No programa de Fátima Lopes, relembrou os tempos em que trocava de calçado com a colega do lado, na escola primária, um episódio que a marcou até aos dias de hoje. Na altura, “senti um arrepio, havia ali alguma coisa que eu sentia que me fazia querer mais”, conta. 

Maria João Vaz acredita que a discussão pública sobre este processo de mudança e de aceitação é “importantíssimo”. “Nós existimos, somos seres humanos e sentimos como outros quaisquer”, rematou.

A importância do Orgulho de Maria João Vaz esteve em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

 Ao longo da vida contou ao Público que teve alguns relacionamentos, mas nada de “muito sério”. Casou com uma mulher, teve três filhas, a mais velha tem 27 anos. “Fui pai, embora adorasse ter sido mãe.” Viveu como mulher na sombra da sua própria existência, “sem perceber bem o que isso queria dizer”, e só em 2018 conseguiu compreender o que realmente estava a acontecer e decidiu assumir essa mudança, tinha então 54 anos.

“O meu conselho é que as pessoas olhem para dentro de si, se compreendam e assumam.” Entre risos, aconselha a que “não deixem para amanhã o que podem fazer hoje”. Aos poucos, foi revelando a sua identidade a pessoas amigas e a familiares. E esta semana, orgulhosamente, a Portugal inteiro.

Fonte: Imagem.

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s