It Gets Better Portugal apresenta guia de inclusão LGBTI para docentes: “É importante que façam parte deste caminho!”

A It Gets Better Portugal lançou esta semana uma nova ferramenta para o ensino em Portugal: o e-book: “Come to the rainbow school: Guia para Professor@s Inclusiv@s”, financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Este instrumento pode ser utilizado nas aulas de Educação para a Cidadania ou em qualquer outro momento em que seja necessário ferramentas para educação sexual e afetos.

A escola é ainda para muitos/as jovens LGBTI um ambiente de insegurança e desconforto, onde o insulto e outras atitudes negativas são frequentes. Cerca de 37% dos/as jovens que participaram num estudo feito pela ILGA-Portugal, Universidade do Porto e pelo ISCTE em 2017 sentem insegurança por causa da sua orientação sexual e 28% por causa da sua expressão de género.

Daniela Leal e Tiago Castro da It Gets Better Portugal

O “Come to the Rainbow School – Guia para Professor@s Inclusiv@s” nasceu para promover a escola como espaço seguro, integrador e feliz para todas as pessoas. Assim nasceu a metáfora da cookie que dá capa ao manual: uma bolacha tão irregular, tão fora da norma, mas que toda a gente conhece e acha deliciosa. Não há duas cookies iguais e ainda bem! Pois são as suas texturas sempre diferentes que as tornam tão saborosas!

Com autoria da Daniela Leal e do Tiago Castro, o manual para corpo docente, famílias e qualquer pessoa com responsabilidade educativa encontra-se disponível gratuitamente no site da It Gets Better Portugal e a apresentação pode ser vista no vídeo abaixo: