Brasil: 25 pessoas LGBTI eleitas nas eleições autárquicas

Erika Hilton, Linda brasil e Duda Salabert, algumas das vereadoras eleitas nas eleições autárquicas no Brasil

Pela primeira vez, pessoas trans candidatas a umas eleições autárquicas puderam concorrer a cargos eletivos utilizando o nome pelo qual são conhecidas na comunidade.

Em São Paulo, a maior metrópole do país, duas pessoas trans ficaram entre as 10 pessoas vereadoras mais votadas.

Erika Hilton, eleita pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), uma força progressista de esquerda, ficou em sexto lugar com 50.477 votos, tornando-se a primeira trans negra eleita para a Câmara Municipal da capital económica do Brasil.

Thammy Miranda, um homem trans, foi eleito pelo Partido Liberal (direita), depois de mobilizar o Brasil ao fazer uma campanha publicitária no Dia dos Pais para uma marca de cosméticos.

Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais e a sexta cidade mais populosa do Brail, Duda Salabert tornou-se a primeira pessoa trans a ser eleita para a câmara municipal, liderando a votação local, com 37.613 votos. Membro do PDT (centro-esquerda), Salabert já tinha tentado ocupar, sem sucesso, um assento no Congresso brasileiro em 2018.

Aracaju, capital do estado brasileiro de Sergipe, também elegeu pela primeira vez uma vereadora trans, Linda Brasil, também do Psol.

O Brasil é um dos países com mais assassinatos de pessoas trans do mundo, tendo registado pelo menos 124 crimes de ódio em 2019.

No Rio de Janeiro, nenhuma candidatura de pessoa trans venceu, mas Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, vereadora negra e lésbica assassinada brutalmente em março de 2018, ganhou um lugar na câmara municipal.

Fonte: Lusa.

T5 | Ep.12 – Fever: Violência Contra Mulheres, Transfobia do Arquiteto, Veneno e Brasil Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.12 – Fever: Violência Contra Mulheres, Transfobia do Arquiteto, Veneno e Brasil
  2. T5 | Ep.11 – Extremis: Novas Lutas LGBTI na Europa e Portugal, VIH no Reino Unido, Gillian Anderson como Thatcher e… Dr. Cabeça de Geleia
  3. T5 | Ep.10 – All the Lovers: Trump Sai, Governantes LGBTI Entram… Saúde, Educação e Orgulho

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s