No ano em que o fotógrafo português Nuno André Ferreira foi distinguido com o terceiro lugar na categoria Notícias Locais dos prémios World Press Photo 2021 com Fogo na Floresta, o russo Oleg Ponomarev foi distinguido pelo retrato A Transição: Ignat [acima], sobre a realidade das mudanças de sexo personificada em Ignat. Ignat é um homem trans que sofreu insultos e humilhações na escola, incluindo a reprovação do psicólogo quando descobriu rumores de que ele usava pronomes masculinos. Na fotografia podemos igualmente ver a sua namorada, Maria, em São Petersburgo. A fotografia foi a vencedora na categoria Retrato e nomeada para Foto do Ano.
Quando vi esta fotografia senti dignidade e amor. Ignat, o homem transgénero da fotografia, passou por um inferno na escola, foi vítima de insultos e de humilhações. A vida tem sido a luta por um direito básico: o direito de existir. Apesar de tudo, Ignat preservou dignidade e amor. Mas, ao mesmo tempo, ele não sabe o que pode esperar das pessoas, e há uma expressão em seus olhos que nos diz: ‘Posso confiar em si? Vai magoar-me?’’ – Andrei Polikanov, membro do júri e director visual da Takie Dela.
Muitas pessoas russas LGBTI mantêm-se escondidas e armariadas devido à estigmatização social e perseguição política contra as suas identidades. Esta não é, curiosamente, a primeira vez que um casal LGBTI é destacado numa fotografia do World Press Photo, tendo o fotógrafo dinamarquês Mads Nissen ganho o prémio de Fotografia do Ano em 1995 com a imagem do casal Jon e Alex também em São Petersburgo.

Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia? – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
One comment