SciDoArmário convida cientistas a… saírem do armário

A iniciativa “SciDoArmário” procura promover um ambiente mais seguro e confortável para os membros da comunidade LGBTIQ dentro da academia e da investigação científica, nomeadamente nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), e é composta por membros da academia e investigação científica de diferentes partes de Portugal ou a trabalhar no país.

É parte da missão de todas as pessoas envolvidas nesta iniciativa promover as identidades LGBTIQ na academia e reduzir o preconceito que existe face a essas mesmas identidades”, refere João Cardoso, doutorando em Comunicação de Ciência no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC). “Esta iniciativa, ainda no seu início, já juntou cerca de 15 pessoas a nível nacional, também tem como objetivo empoderar pessoas LGBTIQ, nomeadamente nos seus sucessos pessoais e profissionais académicos”.

O primeiro evento organizado pela “SciDoArmário” constituiu  a primeira edição do ciclo de tertúlias “Ciência Sem Armários”, em colaboração com a associação ILGA Portugal. Esta tertúlia teve participação de Filipe Cortes Figueiredo, bissexual, médico e aluno de doutoramento no Instituto de Medicina Molecular, numa conversa aberta acerca do seu trabalho, assim como da sua identidade dentro da academia.

Queremos não só humanizar cientistas como acima de tudo mostrar os seus percursos na academia e como as suas identidades LGBTIQ os influenciaram”, adiciona Nuno Miguel Gonçalves, doutorado em Biologia Molecular no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA) e comunicador de ciência na NOVA Medical School (NMS). “Este será o primeiro passo do que esperamos ser uma longa caminhada pela visibilidade e representação de todas as pessoas LGBTIQ nas áreas STEM, onde ainda estão extremamente sub-representadas e silenciadas”.

A iniciativa, agora em fase de lançamento, procura expandir o tipo de atividades que organiza, assim como diferentes formas de atingir uma maior visibilidade da comunidade LGBTIQ dentro da academia. Teve também a sua primeira apresentação em congressos no dia 24 de junho no SciComPt2021, uma conferência para comunicadores de ciência.

Em parceira com a esQrever irá promover a apresentação dos seus membros actuais, à semelhança do que foi feito com a iniciativa 500 Queer Scientists, de forma a promover a visibilidade de cientistas que fazem parte da “SciDoArmário” com fotos e pequenas biografias de cada pessoa agora associada ao projeto. 

A “SciDoArmário” encontra-se presente nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, onde irão ser divulgadas as próximas tertúlias, de cariz mensal, e promovidas outras iniciativas e eventos.


Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

Episódio ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira. Cairo Braga tem neste episódio especial o duplo-papel de pessoa convidada e moderadora de uma conversa sobre a série de artigos de opinião que surgiram nos últimos dias sobre as identidades e vivências da comunidade LGBTI+… escritas quase na totalidade por homens heterossexuais, cisgénero, brancos e de meia idade. Para tal, juntam-se a Cairo o André Tecedeiro, a Luísa Semedo e o Pedro Carreira para uma conversa na primeira pessoa sobre este ataque, aproveitamento e obsessão que algumas pessoas comentaristas têm para falar da comunidades LGBTI+. A não perder! Artigos por pessoas LGBTI+ mencionados no episódio: A chave do armário e o orgulho da invisibilidade (por Luísa Semedo) De onde vem o que julga saber? Já conversou com pessoas trans e não-binárias? (por André Tecedeiro) O bullying dos opinion-makers (por Ana Aresta) Destransição: Dos mitos aos factos (por Pedro Carreira) Sigam e descubram o trabalho de: Cairo Braga André Tecedeiro Luísa Semedo Música por Fado Bicha: Fado Alice (com Alice Azevedo); Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira
  2. Ep.137 – Becoming All Alone: Homens Cisgenerais, Telescópio Homofóbico e Queer Lisboa 26
  3. Ep.136 – Break My Soul: Padre em apuros e Friends redimidos

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer