A VkusVill, uma rede de supermercados russa, emitiu um pedido público de desculpas depois de publicar um anúncio com uma família constituída por Yuma, mãe, Mila e Alina, as suas filhas, e a namorada de Alina, Ksyusha, que fazem compras na sua loja e a legenda “receitas para uma família feliz“.
A publicação do anúncio original desencadeou uma tempestade de críticas nas redes sociais e, inclusive, Vitaly Milonov, deputado da Duma, apelidou-o de “sujo” e Margarita Simonyan, editora do Russia Today, recomendou que a empresa tivesse novos “especialistas de marketing”, dado que ficou “seriamente desapontada”.
A empresa disse que o anúncio foi destinado a pessoas com mais de 18 anos, dado que a Rússia proíbe a divulgação de qualquer temática LGBTI a menores, considerando-a “propaganda gay”. Além dessa lei de 2013, a Rússia proíbe o casamento entre pessoas dos mesmo género e a adoção estes casais.
Após as críticas, VkusVill pediu desculpas pelo anúncio onde a família arco-íris dizia gostar das bolas de arroz onigiri do supermercado com cogumelos e que o seu produto favorito era húmus.
“Acreditamos que não apresentar as reais famílias nossas clientes seria hipócrita”, dizia o post original, que trazia um aviso de mais de 18 anos para cumprir a legislação local.
Dias depois, o anúncio foi retirado e em seu lugar, a cadeia fez um pedido de desculpas que destacava fotografias de casais heterossexuais e parecia colocar a culpa pelo anúncio num pequeno grupo da sua equipa.
“Este espaço apresentava um artigo que feriu os sentimentos de um grande número de clientes, bem como pessoas funcionárias”, diz um post no Instagram, assinado por executivos seniores da empresa, incluindo seu fundador Andrey Krivenko, acrescentando que o objetivo do supermercado era oferecer produtos frescos e não apresentar “visões políticas ou sociais”.
Mila, uma das jovens do anúncio, contou que recebeu “ameaças de morte” e foi vítima de discriminação. Contudo, também salienta que recebeu “mensagem de apoio”.
A Rússia encontra-se atualmente no 46º lugar (em 49) dos países que melhor defendem a população LGBTI e recentemente proibiu o casamento entre pessoas do mesmo género, argumentando que o país se devia “afastar dos erros do Ocidente”.

Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated) – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
3 comentários