ILGA Portugal anuncia Arraial Lisboa Pride 2022: “mais pequeno, mais precário, mas sempre exuberante”

ILGA Portugal anuncia Arraial Lisboa Pride 2022: "mais pequeno, mais precário, mas sempre exuberante"
Pormenor da imagem Save the date pela ILGA Portugal.

A ILGA Portugal anunciou a realização do 23º Arraial Lisboa Pride e prometeu “voltar a juntar todas as pessoas” na Praça do Comércio no dia 25 de junho. Depois do cancelamento devido à pandemia da COVID19, 2022 marca o regresso do maior evento LGBTI celebrado em Portugal.

A maior e mais antiga associação de defesa dos direitos das pessoas LGBTI+ em Portugal relembrou igualmente a primeira edição em 1997, no Jardim do Príncipe Real, numa altura, disse em comunicado, “em que o ativismo LGBTI+ organizado se começava a desenhar e a crescer“.

O Arraial Lisboa Pride tem representado ao longo dos anos para muitas pessoas “o único momento do ano em que podem viver a sua verdade de forma feliz e saudável“. As típicas 12h do evento escondem “um trabalho monumental e maioritariamente voluntário” de centenas de pessoas e muitas vezes num equilíbrio ténue entre a “saúde física, mental e familiar“.

Os efeitos pandémicos continuarão a fazer-se sentir

É neste contexto que a ILGA Portugal reconhece que, “após dois anos de contexto pandémico, das extremas limitações e agressões a que as nossas pessoas foram sujeitas“, as vidas e as formas de trabalhar, tal como as necessidades e lutas da população LGBTI+ mudaram. O Arraial Lisboa Pride, considera, “terá de acompanhar esta mudança“. 

E com a promessa de “tentar recuperar aquilo que não tivemos durante os últimos dois anos“, a ILGA Portugal anunciou que a 25 de junho, uma semana após a realização da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, tem programados “concertos com artistas residentes em Portugal” e que continuará a contar com “a participação de associações e coletivos“, bem como “a presença de bares, comércio local e artistas“. Será assim um Arraial Lisboa Pride “mais pequeno, mas mais próximo“.

E entre abraços, beijos e amor numa “festa tão grande, tão múltipla, tão diversa“, a associação convida todas as pessoas a aparecer no dia 25 de junho na Praça do Comércio e a dançar, a reivindicar, a abraçar, a exigir, a celebrar-se e a lutar. “O Arraial Lisboa Pride regressa mais pequeno, mais precário, mas sempre exuberante“. O anúncio termina com o desafio, “vens reconstruí-lo connosco?


O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer