Marcha do Orgulho LGBTI+ de Ponta Delgada volta às ruas em 2022

Marcha do Orgulho LGBTI+ de Ponta Delgada volta às ruas em 2022

Acontece já neste 2 de julho, sábado, a Marcha do Orgulho LGBTI+ de Ponta Delgada que irá encher de Orgulho as ruas dos Açores! Pelas 15h e tendo início em frente ao Hotel Marina Atlântico, a marcha seguirá depois pela avenida marginal.

São também várias as propostas da programação prevista pela organização, incluindo uma after-party no Espaço Cagarra.

Cartaz e Programação

Manifesto da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Ponta Delgada

Dez anos depois da primeira marcha LGBTQIA+ nos Açores, voltamos a sair à rua, com orgulho, pelas ruas de Ponta Delgada, mas com a magia de cada ilha presente neste dia. De Santa Maria ao Corvo celebramos a existência de todas as pessoas que um dia abraçaram a sua natureza fora dos padrões da sociedade atual.

Temos a consciência de que houve avanços sociais e legais em Portugal no que concerne às questões de orientação sexual, identidade e/ou características sexuais, contudo, na região autónoma dos Açores estes avanços progridem muito lentamente promovendo a nossa invisibilidade, isolamento e insegurança.

Assim como já tínhamos referido há um ano atrás nas celebrações do Dia Internacional da Homofobia, Bifobia e Transfobia, as nossas casas e os ambientes escolares são lugares que deviam ser portos de abrigo para as pessoas mais jovens, porém, são maioritariamente das vezes lugares onde a discriminação e o preconceito são mais visíveis e deixam mais marcas.

Insistimos na formação e informação de pessoas que deveriam educar e proteger a população LGBTI+ mais jovem como também no levantamento destes temas na área da saúde, turismo e cultura.

São necessárias políticas de desenvolvimento para todas as idades, não esquecendo pessoas que necessitam de cuidados continuados que tendem a “regressar ao armário” por não se sentirem em ambientes seguros e discriminatórios.

As problemáticas existem! Precisamos combatê-las.

Continuaremos a escrever manifestos como este, enquanto não formos respeitados e tivermos a dignidade. Seremos resistência! Não só em São Miguel, mas em qualquer parte das nossas 9 maravilhas da Europa.

Junta-te a nós!


O manifesto da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Ponta Delgada pode ser aqui subscrito.