
Já por aqui tinha sido discutido se Stranger Things iria ter um coming out na temporada 4. E se é verdade que ao longo da série têm sido dadas pistas, esta foi a temporada que firmou o caminho de Will Byers (protagonizado por Noah Schnapp) e o que podemos esperar da quinta e derradeira temporada da série-fenómeno da Netflix. Schnapp deu agora uma ajuda e confirmou a orientação sexual de Will: sim, é gay.
Numa entrevista esta semana e após a conclusão da 4ª temporada, o ator de 17 anos deixou claro que se sentiu compelido a esquivar-se das perguntas sobre a orientação sexual de Will para evitar estragar a viagem emocional e subtil de Will nos dois últimos episódios da temporada, conforme criado pelos criadores e produtores executivos Matt e Ross Duffer.
Esta foi uma temporada em que Will vive dividido entre o que sente, o receio de sair do armário e o sentimento de erro e de não pertença. “Acho que é por isso que tantas pessoas me abordam e me dizem que amam Will e se revêem tanto nele, porque é um personagem tão real“, disse o ator.
A identidade de Will sempre esteve presente desde o início, mas nunca foi realmente explícita, afinal de contas é uma jovem personagem que também se esta a descobrir a ela própria. “Agora que ele envelheceu“, disse Schnapp, “tornou-se em algo muito real e óbvio. Agora é 100% certo que ele é gay e ama Mike“. Foi tudo criado com tempo e com um arco da personagem lento. “Acho que é feito lindamente, porque é tão fácil fazer uma personagem de repente ser gay“.
A cena em que Jonathan mostra o seu apoio a Will não estava prevista no guião de Stranger Things

Uma das cenas mais marcantes foi a conversa que Will e Mike têm na carrinha, onde Will está essencialmente a dizer ao Mike como se sente apaixonado por ele, mas através do prisma da Eleven. Uma cena que termina com um olhar perdido, emocional e solitário na janela. O irmão mais velho, Jonathan (interpretado por Charlie Heaton), que conduzia a carrinha, nota a conversa e qual o verdadeiro intuito do irmão.
Aliás, foi só depois da filmagem dessa cena que surgiu uma nova que não estava sequer no argumento original: quando Jonathan mais tarde diz a Will que ele não lhe tem dado a atenção devida nos últimos tempos, mas que estará sempre presente para ele. É uma cena em que o irmão percebeu que Will é gay e pretende deixar espaço aberto para que este possa assumir-se para ele quando assim o desejar e saber que não está – nem estará – sozinho.
A quinta e última temporada de Stranger Things promete fechar a história de Will
Uma coisa parece certa, os irmãos Duffer estão a trabalhar na próxima temporada e vão concentrar-se mais na história de Will. “Obviamente, esperamos uma cena de saída do armário, e eu também quero vê-los abordar essa ligação com o Mind Flayer e como isso se encaixa no mundo“. Há questões que ainda estão em aberto, “por que razão Will foi a primeira vítima e a primeira capturada?”
Depois de um primeiro coming out, onde a personagem Robin, interpretada por Maya Hawke, assumiu-se como lésbica numa conversa sincera com o seu amigo Steve, “Estou entusiasmado para ver o que acontece!“
A quinta e derradeira temporada de Stranger Things tem estreia prevista para 2024.