Indetetável = Intransmissível: Cheddar Gorgeous elogiada pela conversa sobre VIH em RuPaul’s Drag Race UK

Indetetável = Intransmissível: Cheddar Gorgeous elogiada pela conversa sobre VIH no Drag Race UK

Cheddar Gorgeous foi elogiada pela conversa que teve com Dakota Schiffer e Pixie Polite sobre o VIH/SIDA no mais recente episódio de RuPaul’s Drag Race UK.

O tema da passarela envolvia a cor rosa o que permitiu uma conversa comovente quando a líder Cheddar Gorgeous explicava o seu visual inspirado na História da luta contra o vírus e o estigma do VIH/SIDA.

Cheddar escolheu embelezar um bodysuit preto com uns impressionantes triângulos rosa que foram adotados pelo movimento ACT UP – uma organização ativista e política que se esforça para acabar com a epidemia e o estigma do VIH/SIDA – ao lado do seu slogan, “Silêncio = Morte”.

Durante a crise do VIH/SIDA nos anos 1980, o movimento ACT UP pegou nos símbolos que foram usados contra nós e transformou-os num símbolo de resistência queer”, disse.

Foi em 1986 que seis ativistas de Nova Iorque criaram um póster com as palavras SILENCE = DEATH (SILÊNCIO = MORTE) e um triângulo rosa, destinado a chamar a atenção para a crise da pandemia do VIH/SIDA que dizimava populações inteiras de homens gays e bissexuais nos Estados Unidos da América. O póster foi então adotado pela organização ACT UP e tornou-se num símbolo do movimento de combate ao VIH/SIDA:

Pixie Polite também comentou sobre a inação do governo britânico durante a crise, tendo apelidado esse momento como “genocídio intencional de pessoas queer”.

Eu conheço tantas pessoas … que estão na casa dos 50 anos, e pergunto-lhes: ‘Por que não têm amigos da sua idade, por que convivem com todos os jovens?’ e eles respondem que ‘todos os que conheceram morreram.’ Se tivéssemos nascido um pouco mais cedo também estaríamos mortas.

Cheddar lembrou também ter nascido numa era em que a homofobia e o medo do HIV estavam “entrelaçados”:

Eu cresci a assistir a anúncios na televisão de lápides a tombar. Vivo com esse legado. A ideia de que o sexo para mim estava ligado ao contágio e à morte.”

A PrEP teve um profundo impacto na comunidade

As queens discutiram a PrEP (profilaxia pré-exposição), uma medicação inovadora que, quando tomada corretamente, significa que uma pessoa não pode ser infetada com VIH.

Cheddar Gorgeous explicou: “Quando comecei a PrEP, a sensação de perceber que a minha vida sexual não era uma sentença de morte, teve um profundo impacto psicológico em mim”. Se uma pessoa contraiu o vírus, ela pode tomar medicação para reduzir a sua carga viral e tornar-se “indetetável“, além de viver uma vida longa e saudável.

Uma pessoa indetetável VIH positiva não pode transmitir o vírus. Quando somos indetetáveis, somos intransmissíveis. Nós podemos realmente erradicar o VIH e, com ele, o estigma de ser positivo”, rematou.

Cheddar Gorgeous acabaria por ser a drag queen vencedora do episódio.

Indetetável = Intransmissível: Cheddar Gorgeous elogiada pela conversa sobre VIH no Drag Race UK

Deixa uma resposta