
A Associação de Futebol Inglesa (FA) confirmou que Harry Kane, o capitão da Seleção Inglesa Masculina, poderá ser penalizado se ele usar a braçadeira One Love na estreia da equipa no Mundial de Futebol Masculino no Qatar contra o Irão. A Associação está a explorar outras maneiras pelas quais poderia mostrar apoio à comunidade LGBTQ+.
A disputa com a FIFA surgiu este domingo quando foi sugerido que os árbitros não poderiam ter outra opção senão mostrar um cartão amarelo aos capitães que usarem a braçadeira One Love no Qatar, onde as relações homossexuais são ilegais. A FIFA ordenou que todos os capitães usassem braçadeiras que promovam antes outras mensagens sociais.
A FA reuniu-se com a FIFA na manhã de segunda-feira e continua a procurar clareza sobre as possíveis “sanções desportivas” contra Kane que deixou claro que quer usar a braçadeira.
Estamos juntos contra todas as formas de discriminação. Como capitães, todos nós podemos estar a competir uns contra os outros em campo, mas estamos juntos contra todas as formas de discriminação. Isso é ainda mais relevante num momento em que a divisão é comum na sociedade. Usar a braçadeira em nome das nossas equipas enviará uma mensagem clara quando o mundo estiver a assistir. – Harry Kane aquando do lançamento da braçadeira One Love.
“Queremos usar a braçadeira One Love, mas precisamos considerar as suas implicações”
Mark Bullingham, diretor-executivo da FA, explicou que todas as hipóteses estão agora em cima da mesa: “Temos sido claros que queremos usar a braçadeira. É importante para nós. Mas precisamos igualmente de trabalhar em todas as discussões agora e ver onde acabamos. Obviamente, precisaríamos considerar as implicações.”
“Normalmente, nesse tipo de situação, haveria uma multa que seria paga“, continuou, reforçando a ideia de que a FA estaria preparada “para pagar a multa, porque achamos importante mostrar o nosso apoio à inclusão“. No entanto, se a ameaça de outras sanções desportivas é real, então a FA precisa “dar um passo atrás e descobrir se há outra maneira de mostrar nossos valores.”
Também a Seleção Masculina do País de Gales afirmou este domingo que Gareth Bale usaria a braçadeira, mas resta saber se as condições se mantêm após a disputa entre Inglaterra e a FIFA. Também a Dinamarca, a Alemanha e a Suíça estão entre os países que pretendem usar a braçadeira One Love.
É esperada uma declaração que esclareça a situação antes do jogo entre a Inglaterra e o Irão esta segunda-feira.
Atualização:
Inglaterra, País de Gales e as outras cinco nações europeias confirmaram que não usarão a braçadeira One Love no Mundial de Futebol Masculino no Qatar. A Fifa deixou claro que enfrentariam sanções desportivas e que os seus capitães poderiam ser sancionados ou até mesmo forçados a deixar o campo.
2 comentários